Assistir a determinados filmes pode ser uma boa estratégia para se preparar para o Enem e vestibulares, especialmente para a prova de redação. Isso porque eles ampliam o repertório sociocultural e ajudam no desenvolvimento de habilidades como análise crítica e capacidade de interpretação....
Leia mais
A morte é um assunto delicado, mas que faz parte da vida. Por isso, abordar o luto com as crianças é essencial para o seu desenvolvimento e amadurecimento. Elas devem se sentir acolhidas para que possam expressar suas emoções, fazer perguntas, construir resiliência e ter uma compreensão saudável sobre a vida e a morte....
Leia mais
A definição de limites é um pilar fundamental para a formação das crianças, já que eles influenciam no desenvolvimento emocional e na habilidade de conviver em sociedade. Nesse processo, pais, mães e responsáveis têm papel essencial como mediadores de conversas e como exemplos a serem seguidos pelos mais novos....
Leia mais
A socialização é uma parte fundamental do desenvolvimento emocional e social das crianças. A fase escolar constitui um terreno fértil para o surgimento de amizades duradouras e relacionamentos saudáveis, que são essenciais para o bem-estar e o aprimoramento de habilidades que perduram por toda a vida....
Leia mais
A fobia escolar é um quadro emocional que transforma o ambiente de ensino em uma fonte de sofrimento para as crianças. Essa condição, considerada uma variação da ansiedade, geralmente ocorre em alunos na faixa etária de 4 a 6 anos, período em que começam a frequentar a escola e podem ter dificuldades de adaptação....
Leia mais
Nas famílias contemporâneas, muitas vezes, as mulheres apresentam uma sensação de culpa por sentirem-se em dívida, seja em relação ao trabalho, às tarefas domésticas, à vida conjugal, ao autocuidado ou à maternagem....
Leia mais
Letramento racial pode ser definido como um conjunto de saberes sobre questões étnicas, raciais e culturais da nossa sociedade a partir dos quais a gente pode desenvolver uma habilidade melhor de compreensão, análise e interpretação sobre determinados fenômenos, como o racismo....
Leia mais
Esse é um fenômeno característico do contexto que estamos vivendo. A hiperconectividade torna os limites entre trabalho, vida pessoal e lazer cada vez mais tênues devido à possibilidade de estarmos conectados com várias pessoas ao mesmo tempo....
Leia mais
“Quando você olha uma pessoa surda, a não ser que ela esteja usando um aparelho, você vai perceber que ela é surda apenas na comunicação, o que é diferente de alguém com síndrome de down ou autismo que, em geral, é mais perceptível”, observa. Assim, a Sabine Vergamini comenta a diversidade das situações na surdez. Por exemplo, pessoas que têm a língua brasileira de sinais como primeira língua e outras que perderam a audição depois de já terem aprendido a falar português, como a questão da “deficiência invisível”....
Leia mais
As crianças estão em fase de desenvolvimento, e cada etapa desse processo implica em exploração e descobertas. Todas essas novas experiências evocam emoções, sensações e sentimentos com os quais elas, aos poucos, aprendem a lidar. Contudo, aprender a lidar com a frustração, a raiva, o medo e o ciúme nem sempre é fácil e aí se insere a importância dos limites....
Leia mais
Um colega pode amar exercícios de álgebra, enquanto outro considera aqueles testes uma verdadeira tortura. No campo acadêmico, cada um terá suas forças e dificuldades....
Leia mais
O desenvolvimento das competências socioemocionais é essencial para fortalecer a saúde mental de crianças e jovens. Essas habilidades são a base para enfrentar os desafios da vida, tanto no ambiente escolar quanto fora dele, e sua importância vai muito além do sucesso acadêmico....
Leia mais
Quando o assunto é crescer, a etapa seguinte sempre será inédita – tanto para a criança, quanto para os pais, não importa o nível de planejamento. A partir disso, aparecem, para os filhos, duas maneiras diferentes de encarar essas transições: com medo ou com pressa....
Leia mais
Que tal aproveitar as férias para ler alguns livros com seu filho ou sua filha? Essa é uma oportunidade de explorar a imaginação das crianças, expandir o seu repertório e vocabulário e cultivar o hábito da leitura! Além disso, essa atividade pode ser compartilhada em família, aproximando pais e filhos e fortalecendo vínculos....
Leia mais
Férias é tempo de descansar e também de recarregar as energias da garotada. O momento é propício ainda para que pais, mães e responsáveis convivam de forma mais próxima com os filhos, fortalecendo os vínculos e construindo memórias afetivas. E isso pode ser feito por meio de diversas atividades, como cozinhar. Fazer comidinhas gostosas em família expande o repertório de conhecimento das crianças e desenvolve habilidades....
Leia mais
Com a proximidade dos vestibulares, os estudantes enfrentam um momento importante em sua jornada acadêmica. Esse período, marcado pela intensificação dos estudos e pela ansiedade em relação ao desempenho, requer uma preparação estratégica e eficaz....
Leia mais
Em julho, vários espaços culturais em São Paulo estão com programações especiais para o público infantil. Confira nossas sugestões
Incluir visitas a museus nas férias das crianças é uma maneira de combinar diversão e conhecimento. São Paulo oferece muitas opções com programação voltada ao público infantil, especialmente durante as férias escolares. Aqui, selecionamos cinco espaços culturais, com diferentes propostas, para crianças, adolescentes e adultos aprenderem e se entreterem juntos....
Leia mais
“As férias também são uma oportunidade para os jovens explorarem novos interesses e adquirirem conhecimentos fora do currículo escolar tradicional”, indica Maria Claudia Rocha, orientadora educacional do Ensino Médio da unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco....
Leia mais
Os adolescentes passam por um período de muitas transformações, vivenciando diferentes experiências para entender quem são. Essa fase da vida é marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais, que desempenham um papel importante na formação da identidade....
Leia mais
Assim, para compreender o contexto em que o “não aprender” se insere é preciso uma abordagem cautelosa e uma visão panorâmica da situação. “Devemos considerar os recursos disponíveis para o aluno aprender, o significado do aprendizado tanto para ele quanto para família, o papel que os pais atribuem a esse processo e se o ‘não aprender’ é uma resposta reativa ao meio no qual o aluno está inserido”, aponta a orientadora....
Leia mais