Mudança de escola no meio do ano: dicas para tomar a decisão certa e ter uma boa adaptação

Valquíria Rodrigues, diretora assistente da Unidade Hogienópolis do Colégio Rio Branco, dá orientações para apoiar os filhos nessa transição

Na vida escolar, é fundamental que o estudante se sinta bem e acolhido para que o seu desenvolvimento intelectual, social e emocional seja favorecido, conforme atua como protagonista da própria aprendizagem. Nesse contexto, o primeiro dia de aula em uma nova escola é um dos maiores desafios para as crianças e adolescentes, pois eles precisam lidar diretamente com o novo (ambiente, espaço físico, colegas, professores e normas).

Essa chegada a uma nova escola não acontece, necessariamente, no início do ano letivo. Embora seja menos frequente, há diversas razões que podem fazer o estudante mudar de instituição de ensino no meio do ano. 

Segundo Valquíria Rodrigues, diretora assistente da Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco, os motivos mais comuns são: logística familiar, como mudança de endereço ou reestruturação da rotina; inadaptação pedagógica, ou seja, quando o estudante não consegue se adaptar à proposta pedagógica do colégio e começa a se sentir desmotivado; e questões comportamentais e socioemocionais, como a falta da construção de vínculo afetivo entre os colegas, dificuldade em fazer amigos, não aceitação do grupo, entre outros.

Não importa qual seja a razão que levou à transição, a família precisa avaliar, com cautela, para qual escola o estudante irá. ed

Como escolher a escola certa?

Não existe uma resposta pronta para essa questão, e é importante lembrar que a instituição deve atender, especificamente, às necessidades daquele estudante. A diretora do Colégio Rio Branco traz alguns pontos que ajudam a nortear a decisão:

  1. princípios e valores da família alinhados com os da escola;
  2. conhecer e compreender a proposta pedagógica, bem como a metodologia da escola;
  3. ambiente escolar que promova aprendizagens diversas e permita o bem-estar do aluno;
  4. comunicação família-escola clara e eficaz;
  5. saber como a escola lida com as dificuldades e problemas que ocorrem no dia a dia;
  6. logística familiar, considerando localização e tempo de deslocamento; 
  7. aspectos financeiros, avaliando todos os serviços oferecidos dentro e fora da mensalidade escolar.

Observando esses tópicos, a família deve, ainda, priorizar o diálogo, para, juntos, encontrarem a melhor opção.

A adaptação na escola nova

Independentemente do período do ano letivo, o início em uma escola nova pode causar ansiedade e insegurança. Os medos mais comuns que os estudantes apresentam são: perder os amigos do colégio anterior, não gostar dos novos professores e/ou colegas e não ser aceito na classe.

“Cada criança e adolescente possui sua singularidade que precisa ser considerada no momento da transição escolar: quais são seus gostos, como aprende, como se relaciona, como enfrenta desafios, como lida com o medo e as frustrações. Ou seja, quanto mais os pais conhecerem seus filhos, mais assertiva será a escolha da escola”, afirma Valquíria Rodrigues.

Se notar que o estudante está enfrentando problemas durante a adaptação, a profissional traz dicas para os pais ajudarem:

  • Aproxime-se da escola para compreender como é o processo de adaptação e como seu filho está passando por ele;
  • Converse com seu filho a fim de perceber quais são as angústias, o que está incomodando ou, até mesmo, faltando;
  • Peça orientações aos profissionais da escola;
  • Incentive seu filho a enfrentar desafios, valorizando as suas conquistas;
  • Diminua as críticas; 
  • Evite chorar diante de seu filho; 
  • Fique perto de seu filho e evite deixá-lo sozinho nesse momento. 

Por fim, é fundamental demonstrar segurança e confiança na nova escola. Afinal, você fez a escolha certa! 

O papel da escola na adaptação escolar

"Garantir um processo de adaptação bem-sucedido no meio do ano letivo significa que a escola precisa se preparar para esse momento, por meio de um bom canal de comunicação entre família e escola, escuta ativa, apresentação de forma didática, simples e objetiva da dinâmica escolar, bem como as ferramentas digitais ou analógicas utilizadas no dia a dia com seu filho", diz Valquíria.

A educadora ressalta que o "Colégio Rio Branco acolhe e educa todos os dias do ano". Encontros com as famílias são realizados em diferentes momentos da rotina escolar , com diversos integrantes da equipe técnica. Além disso, pais e filhos fazem visitas ao espaço físico e a orientadora educacional sempre agenda uma entrevista com a família recém-matriculada, para conhecer sua rotina. 

Para a integração dos estudantes novos, especificamente, há uma visita guiada por alunos da Monitoria, antes do início das aulas. Chegando o grande dia, todos os novos estudantes são acolhidos pessoalmente pela Orientação Educacional, que os acompanha até o novo grupo-classe. Nesse momento, também é definido um "aluno tutor", que garantirá o acolhimento na turma.

Assim, o colégio mobiliza diferentes ferramentas para que a família inteira se sinta acolhida, criando, por meio do diálogo transparente, uma parceria que fará toda a diferença para o sucesso acadêmico e emocional do estudante! Ou seja, mudar de escola já não é mais tão assustador!

Comentar