Estamos vivendo uma escola diferente desde 23 de março de 2020. O mesmo Rio Branco nos valores, no acolhimento e na vontade de proporcionar para cada aluno e para cada família um ensino de qualidade, num modelo, que, de uma semana para outra, passou do presencial para o virtual.
É muito importante destacar que essa forma de ensinar e aprender, nesta dimensão, é uma experiência inédita no mundo! Ao longo desses dois meses, vivemos inúmeros desafios que, certamente, marcarão as vidas dos alunos, dos pais e dos educadores. Vivemos tempos de muitos desafios, mas também de surpresas e descobertas, em que vimos alunos dedicados e interessados em seu aprendizado, vimos professores reaprendendo a ensinar, vimos famílias parceiras e que nos trouxeram suas visões e sugestões. É nesta diversidade que vive a nossa escola!
Nesse contexto, fez todo o sentido trazer para o modelo remoto o Encontro com a Direção, atividade realizada desde 2012, presencialmente. Em dois momentos, no dia 13 de maio, para as famílias da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, e no dia 14 de maio, para as famílias de Ensino Fundamental II e Médio, reunimos 400 pais e mães em torno do tema “Família e Escola em tempo de pandemia”.
Rede de relações
A escola é uma rede de relações: pais, filhos, alunos e educadores e toda equipe que compõem as experiências nela vividas.. No coletivo, o papel da escola é atuar acolhendo as variáveis e criando significados. Cada família tem expectativas diversas e está vivendo esse momento atípico de formas diferentes. Assim, a tomada de decisões por parte da escola leva em consideração as opiniões das famílias, mas sempre parte de uma análise sistêmica. Toda escolha tem perdas e não existe decisão capaz de contentar a todos.
Antes de tudo, é preciso aceitar o fato de que o ano letivo como conhecemos não existirá em 2020. E é nesse cenário que precisamos nos manter em equilíbrio e engajados, pois questões complexas vividas no modelo presencial tendem a se ampliar no virtual, nos exigindo fazer, mais do que nunca, o exercício da empatia e da cooperação.
Desafios e conquistas
Em nosso encontro, compartilhamos nossas vivências e visões desse momento em que nos encontramos no recolhimento social.
Dos desafios, muitos pais falaram da dificuldade de conciliar a rotina escolar dos filhos, muitos em fases diferentes, com o trabalho em home office e as atividades da casa. A preocupação com eventuais defasagens de aprendizagem foi levantada e debatida.
As famílias também falaram das conquistas e descobertas, vindas pela oportunidade de poder acompanhar mais de perto as rotinas e os aprendizados dos filhos. Dentro das especificidades e dificuldades foram, também ressaltadas: engajamento, autonomia, resiliência e responsabilidade como características observadas pelos pais em relação aos filhos, além da familiaridade com o uso das plataformas e da importância da manutenção da rotina durante o isolamento. Pais e filhos aprendendo juntos é algo de imenso valor para marcar esse momento complexo!
E se...
E se voltarmos das férias, em junho, ainda no modelo remoto? E se o ano letivo tiver que ser finalizado a distância?
Tivemos a oportunidade de fazer essa reflexão, entendendo que, aconteça o que acontecer, nosso trabalho, como escola, é garantir as aprendizagens e a rotina, com proximidade e afeto, mesmo a distância.
E, como uma rede de relações tenhamos em mente que o papel de todos é preservar e cultivar o “Cuidar”: de nós mesmos, dos nossos, de nós entre nós, dos nossos alunos, do outro. Desta forma evoluiremos! Muito!