Encontro com a Direção debate prevenção ao uso de drogas

by Colégio Rio Branco 30. setembro 2017 14:52

O Encontro com a Direção de setembro debateu um tema complexo e desafiador, que é a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Esta edição foi especial pois contou com a presença do Dr. Anthony Wong, uma referência na área - médico pediatra, professor de Toxicologia Clínica e de Farmacovigilância e Chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O ciclo de palestras aconteceu entre os dias 27 de setembro e 03 de outubro, nas unidades Higienópolis e Granja Vianna, envolvendo encontros diferentes entre pais  de todas as séries e alunos e professores  do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Confira o vídeo!

As diversas drogas existentes e seus efeitos e impactos na formação e desenvolvimento dos jovens foram aspectos destacados pelo médico, que reforçou a importância da informação para a prevenção, na escola e na família.

Fatos e dados sobre o uso de drogas trazidos pelo especialista:

  • 70% das vitimas fatais no trânsito tinham consumido álcool ou drogas (IML-SP, 2002);
  • Desde 2008, o consumo de cocaína/crack tem superado todas as outras drogas nas empresas no Brasil;
  • Os efeitos da maconha na coordenação e no psiquismo é mais grave do que o álcool ou a anfetamina (rebite);
  • O uso concomitante de álcool e maconha tem efeitos prolongados e imprevisíveis;
  • Novas drogas ou velhas mais fortes estão disponíveis;
  • Até 85% dos adolescentes já beberam, 30% tiveram “porre” e 67% já experimentaram maconha antes dos 16 anos;
  • O comércio de drogas movimenta US$850 bilhões anualmente;
  • O consumo abusivo de remédios lícitos (diazepínicos, oxicodona, analgésicos, estimulantes) supera o das drogas ilícitas (2:1);
  • 3,3 milhões de pessoas morrem todo ano devido ao álcool;
  • 1,1 bilhão de pessoas fumam tabaco;
  • O consumo de álcool é cada vez maior entre jovens menores;
  • As drogas são hoje mais potentes que há 20 anos.

A banalização do uso de drogas, a busca por novas sensações, a ansiedade, a pressão do grupo e modelos familiares são, segundo o especialista, fatores que podem levar ao uso de drogas. Por outro lado, ainda segundo ele, o medo das drogas, a pressão negativa do grupo, os valores morais, modelos familiares positivos e informações podem evitar que os jovens consumam drogas.

"O uso de qualquer substância com ação neurológica traz consequências imprevisíveis ao cérebro imaturo do jovem. Todos os órgãos e sistemas do jovem são mais suscetíveis aos danos das doses elevadas e repetidas de substâncias químicas, como por exemplo, o álcool e a maconha", destacou Dr. Anthony Wong.

O caminho para lidar com a complexidade do tema das Drogas é a informação, a parceria, a reflexão e ação  dos adultos que são os responsáveis pelo cuidado, pela prevenção e pela formação de suas crianças e jovens.

Fortalecimento de nossos filhos e alunos para lidar com a questão do uso de drogas lícitas e ilícitas

by Colégio Rio Branco 14. setembro 2017 15:24

Frente aos desafios da prevenção ao uso de drogas, o Colégio Rio Branco promove um ciclo de reflexões sobre o tema, envolvendo toda a comunidade escolar. A ação teve início no Encontro com a Direção realizado nos dias 12 e 14 de setembro, em uma conversa com os pais sobre as ações da escola e o papel dos educadores e das famílias diante do uso de drogas lícitas e ilícitas.

Confira o vídeo sobre o Encontro com a Direção.

Para dar continuidade às reflexões, o Colégio Rio Branco convidou uma referência na área de prevenção ao uso de drogas, o Dr. Anthony Wong, médico pediatra, professor de Toxicologia Clínica e de Farmacovigilância e Chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Saiba mais sobre as palestras com o Dr. Anthony Wong.