Rio Branco: uma escola em movimento

by Colégio Rio Branco 26. outubro 2018 14:23

A proposta do último Encontro com a Direção, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, foi fazer uma reflexão com os pais sobre a evolução de nossa proposta curricular para 2019 e situá-la no contexto nacional e internacional, considerando nossa identidade, assim como as tendências e desafios do mundo contemporâneo.

As reflexões tiveram como ponto de partida as impressões dos pais sobre a plataforma Rio Branco Agora (riobrancogora.com.br), que reúne as principais e mais inovadoras atividades realizadas no dia a dia da escola, com alunos de todos os segmentos, em vídeos e fotos.

Nesse espaço, é possível verificar um conjunto de experiências consistentes e já implementadas no currículo do Ensino Fundamental em 2018. É importante destacar que se entende por currículo não apenas o conjunto de disciplinas, mas também as diversas experiências, intencionalmente organizadas, que os alunos têm desde o momento em que passam a fazer parte do ambiente escolar (formas de se relacionar e lidar com conflitos, projetos e muito mais).

O cenário nacional também apresenta seus impactos na escola, com a legislação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento que normatiza o currículo nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com prazo de implementação para 2020, porém sem ter definidas, até o momento, as políticas para o Ensino Médio.

Inovar para educar

Uma criança que ingressa hoje no Minimaternal vai se formar em 2034. São 15 anos de escolarização e não conseguimos prever como será o mercado de trabalho no futuro. Mas, ainda assim, nossa missão é formar os alunos para que sejam profissionais capazes de viver essas novas dinâmicas.

A escola de hoje está imersa na era das tecnologias exponenciais e, segundo o professor da Harvard, Charles Fadel, estamos na era da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Acrescido a esse contexto está um modelo de escola que remete ao final dos anos de 1800.

O Rio Branco, comprometido com a construção de um futuro que já começou, destaca o desenvolvimento de um currículo conectado com as competências para o século XXI e dá continuidade às mudanças iniciadas em 2018 no Ensino Fundamental II, em um processo de constante evolução.

Esse processo de evolução parte da identidade institucional e de experiências pedagógicas fundamentais, que aliam a teoria à prática. Nossa escola se constitui em um espaço que fomenta a inovação, envolvendo a equipe nos processos e fazendo perguntas sobre a realidade que nos cerca, as demandas do presente e as necessidades do futuro. Assim, a inovação acontece e se realiza no trabalho e nas conexões do dia a dia.

Evoluir a partir do que já fazemos com consistência é inovar! O Rio Branco é uma escola conectada com o cenário e com a própria identidade riobranquina. Formamos, juntos, alunos, famílias e educadores, uma escola em movimento.

Área temática: Aprimoramento

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