Férias: confira 10 programas culturais para curtir com a família

A cidade de São Paulo e suas proximidades oferecem opções sensacionais de passeios culturais para todos os gostos e idades

Após um semestre escolar concluído, as férias — tão aguardadas pelos nossos estudantes — finalmente chegaram! Esse momento é uma excelente oportunidade para curtir momentos em família e aproveitar para fazer programas diferentes, que o cotidiano nem sempre permite por conta da rotina.

Confira 10 dicas de passeios por Maria Aparecida Dias Marcondes, bibliotecária do Colégio Rio Branco, e escolha a primeira programação das suas férias:

1- Parque Della Vittoria

Localização: Estrada Miguel Novaes, 197, Vila Belmira - Itapevi

Site oficial: https://www.parquedellavittoria.com.br/ 

Imagine um parque com animais exóticos, jogos em tamanho gigante, cama elástica, contação de histórias, caiaques, arco e flecha, cavalgada, tirolesa, além de um restaurante para um gostoso almoço em família. Essas são algumas das atrações do Parque Della Vittoria, que fica em Cotia (a 30 minutos de São Paulo).

Situado entre os municípios de Cotia e Itapevi, o local conta com uma área verde com cerca de 300 mil metros quadrados. Lá também tem um berçário de animais, onde as crianças podem interagir e vivenciar.

2- Museu da imaginação

Localização: Rua Ricardo Cavatton, 251 – Lapa

De terça a domingo, em dois períodos: das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30

Site oficial: http://museudaimaginacao.com.br/ 

O Museu da Imaginação em São Paulo é um passeio imperdível para quem está na cidade com crianças. A proposta do museu é incrível. Lá as crianças serão convidadas a tocar em tudo, a explorar sua imaginação e fazer o que mais gostam: BRINCAR! 

3- Zooparque Itatiba

Localização: Rodovia Dom Pedro I, km 95,5 – Paraíso das Aves – Itatiba 

De terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Site oficial: https://zooparque.com.br/ 

O Zooparque está inserido em um fragmento de Mata Atlântica e os animais vivem em amplos ambientes naturais que valorizam o seu bem-estar e a qualidade de vida. O espaço abriga 1.200 animais de 180 espécies em uma área de mais de 500 mil metros quadrados. 

O Zoo reabriu em agosto de 2020 com a nova atração “Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo”, primeira da categoria no país. É possível conhecer mais sobre a Pré-História brasileira por meio de réplicas de fósseis, reproduções do ambiente e painéis explicativos. Entre os temas abordados durante o passeio estão a origem da vida no planeta, os dinossauros brasileiros, as mudanças e extremos climáticos e a evolução humana. 

4- Planeta Inseto

Localização: Museu do Instituto Biológico - Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 - Vila Mariana, São Paulo
Horário: Terça a Domingo das 09h às 16h.

No Planeta Inseto, localizado no Museu do Instituto Biológico, as crianças aprendem, de forma didática e lúdica, como esses seres miúdos são importantes em áreas como medicina e economia. A entrada é gratuita e há estacionamento no local.

5 - Exposição "Rainhas de copas"

Localização: Museu do Futebol - Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu - São Paulo

De 28/04 a 27/08

Para entrar no clima da Copa do Mundo de Futebol Feminino, o Museu do Futebol recebe a exposição temporária “Rainhas de Copas”, com foco na história do desenvolvimento do futebol feminino no Brasil.

6- Exposição imersiva Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N 

Localização: Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP

De 04/05 a 03/09 nas terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos. 

A Marvel traz ao Brasil a experiência imersiva Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N. Depois de temporadas de sucesso e receber milhões de fãs em Londres, Nova York, Seul, Paris, Singapura, China, Las Vegas, Toronto e Índia, a exposição desembarcou em São Paulo no dia 04 de maio, no Parque Villa-Lobos, prometendo uma experiência única para os fãs dos heróis da Marvel. 

7- Os Mundos de Leonardo Da Vinci

Localização: Shopping Morumbi – Av. Roque Petroni Júnior, 1089, Jd. Das Acácias - São Paulo

De 20/07 a 31/08

Um dos principais nomes da arte mundial, Leonardo Da Vinci será o tema de uma exposição que traz a história do artista italiano para São Paulo para que os visitantes possam viver uma experiência imersiva de cultura. Intitulada “Os Mundos de Leonardo Da Vinci”, a mostra contará com elementos de inteligência artificial, reprodução de espaços da vida do artista, obras, fotografias, projeções holográficas, entre outras atrações.

8- Filme “Elementos”

Estreia: 22 de junho nos cinemas

Indicação: Livre

Os opostos se atraem? É esse o questionamento que o novo filme de animação da Disney/Pixar traz. O longa-metragem conta a história de Ember, uma menina feita de chamas, e Wade, um garoto feito de água. Os dois vivem no mundo dos Elementos, junto com o Ar, a Terra, entre outros, e descobrem que, apesar de diferentes, eles têm muito em comum. Com certeza, é uma história que promete agradar até os adultos!

9- Guardiões da Galáxia 3

Em exibição nos cinemas

Indicação: 12 anos

Para os fãs da Marvel, este é mais um filme imperdível. Na trama, após tornar-se um alvo dos “caçadores de recompensas”, Peter Quill deve reunir sua equipe para defender o universo e proteger um dos seus. Se a missão não for totalmente bem-sucedida, isso pode levar ao fim dos Guardiões.

10- Espetáculo musical “O Rei Leão”

Localização: Teatro Renault - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista - São Paulo

De 20/07 a 31/08 nas quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

O musical da Broadway “O Rei Leão” está de volta ao Brasil trazendo ao público um espetáculo repleto de encanto e emoção com músicas cativantes e coreografias impressionantes, que irão transportar o público para a majestosa savana africana, repleta de aventuras e lições de vida.

E agora, conseguiu escolher qual vai ser o primeiro passeio em família de julho? Boas férias!

 

Comentar