Aproveitando as férias: confira dicas de livros e revistas para conhecer

O momento de descanso pode ser a oportunidade perfeita para conhecer novos títulos, com obras que atendem os interesses pessoais do estudante

As férias estão chegando e, com elas, a oportunidade perfeita para relaxar, aproveitar o tempo livre e embarcar em aventuras literárias. Fora do ambiente escolar, o estudante pode explorar assuntos de seu interesse pessoal, aprofundando ou retomando, de forma natural, o hábito da leitura. 

Não importa qual seja o item escolhido, seja um livro em português, em inglês ou uma revista, essa atividade pode acompanhar o estudante em diferentes ambientes e, além de proporcionar entretenimento, contribui para a expansão do conhecimento e da criatividade.

Se você está em busca de indicações, veio ao lugar certo! Confira a seleção de obras feita por Maria Aparecida Dias Marcondes, bibliotecária do Colégio Rio Branco, e se prepare para escolher a sua próxima aventura:

1- Dino e Saura

Autor: Fernando Vilela
Editora: Brinque-book

Certa manhã, o ovo de uma fêmea Oxalaia foi parar no ninho de outra da mesma espécie. Tudo poderia ter passado despercebido se não fosse um pequeno detalhe: os ovos tinham cores diferentes. O filhote vermelho, ao nascer, não é muito bem recebido pelos demais membros da nova família, todos azuis. Só consegue fazer amizade com uma pequena dinossaura do grupo. Sofrendo com tanta incompreensão, Dino resolve ir embora e Saura decide se unir a ele. Juntos, empreendem uma viagem que os leva aos Oxalaias vermelhos, com quem Dino se identifica. Mas o que será de Saura, que se torna diferente agora?

2- O carteiro encolheu

Autor: Allan Ahlberg
Editora: Companhia das letrinhas

O carteiro estava pronto para começar um novo dia de trabalho, mas tudo muda quando um chocalho de um bebê gigante cai em sua cabeça sem mais nem menos. A partir daí, ele passa a viver aventuras fantásticas pelos contos de fadas mais famosos do mundo, tomando um chá com Alice no País das Maravilhas, passeando com Dorothy na Estrada dos Tijolos Amarelos e fugindo do Lobo Mau. Sem dúvidas, essa vai ser a aventura mais inesquecível do carteiro!

3- O livro que não dá medo

Autor: Nick Bland
Editora: Carochinha

Nicolau se esforça muito para inventar um livro horripilante, mas acaba se frustrando com os personagens e objetos que vão aparecendo ao longo das páginas, já que não são nada assustadores… Um arco-íris? Sorvete??? A vovó?!?!? E agora? Será que Nicolau vai conseguir criar um livro que dê medo?

4- Com qual penteado eu vou?

Autores: Kiusam de Oliveira e Rodrigo Andrade
Editora: Melhoramentos

A festa de 100 anos do Seu Benedito vai animar toda a família, afinal, agora ele é um cen-te-ná-rio. Para homenagear seu bisavô nessa data tão importante, suas bisnetas e seus bisnetos irão escolher penteados lindos para participarem da comemoração. E cada uma e cada um irá presentear seu bisa com a virtude mais poderosa que tem.

5- A travessia de Anatole

Autor: Gilles Eduard
Editora: Ameli

Sonhos, miragens, mistérios e novos modos de existência! Essas são algumas das palavras que podem ajudar a entrar na paisagem de uma travessia comum a todos nós! Fruto das viagens de Gilles Eduar pelo mundo, ou como ele próprio chama - nomadismo, A travessia de Anatole chega ao Brasil em uma edição repleta de cores e movimentos, que são marcas e registros do percurso de vida do autor. Em tempos nos quais nossas existências estão em jogo, Anatole e Adebayo nos apresentam um percurso de idas e vindas, de curvas e escaladas, atravessando oceanos, montanhas, cidades e desertos, entrelaçando o sonho e a realidade da qual todos temos o direito de viver. 

6- Samira e os esqueletos

Autora: Camila Kuhn
Editora: Brinque-Book

Quando a turma de Samira aprende sobre o corpo humano na aula de ciências, ela começa a imaginar todos na escola como esqueletos ambulantes. A garota então passa a evitar seus colegas de classe, até mesmo sua melhor amiga Frida, mas ainda assim não consegue escapar da visão do próprio esqueleto. Com a ajuda perspicaz de sua mãe, Samira percebe que ter um corpo cheio de ossos talvez não seja necessariamente uma coisa ruim.

Com ilustrações criativas e texto ágil, esse livro da norueguesa Camilla Kuhn mostra até onde pode chegar uma imaginação desenfreada.

Livros em inglês 

Para praticar o inglês e investir no bilinguismo, ler é sempre uma boa opção! Confira três obras interessantes:

1- There's No Place Like Space: All about Our Solar System

Author: Dr. Seuss; Tish Rabe
Editora: Random House Books for Young Readers

The perfect first space book for those almost-readers, There's No Place Like Space takes us on a whirlwind tour of our solar system, with a few constellations thrown in for good measure. Cat in the Hat (along with beloved Thing One and Thing Two) straps on his space suit and rhymes his way among the nine planets, presenting important facts along the way. Where else could your preschooler learn phonics and astronomy at same time? "A planet can have satellites that surround it. Uranus has lots of these objects around it" is just one example. This is a fine addition to the library of any young stargazer--few books are written with this many facts furnished in such an easy-reading manner.

2- The Color Monster: A Story about Emotions

Author: Anna Llenas
Editora: LB Kids

One day, Color Monster wakes up feeling very confused. His emotions are all over the place; he feels angry, happy, calm, sad, and scared all at once! To help him, a little girl shows him what each feeling means through color. As this adorable monster learns to sort and define his mixed up emotions, he gains self-awareness and peace as a result. Everyone will enjoy sharing this concept book that taps into both socio-emotional growth and color concepts in a simple, friendly way.

3- Where is the Green Sheep?

Authors: Mem Fox and Judy Horacek
Editora: Scribe Publications

Here is the blue sheep, and here is the red sheep.

Here is the bath sheep, and here is the bed sheep.

But where is the green sheep?

Mem Fox and Judy Horacek take you on a wildly wonderful adventure in their rollicking search for the green sheep.

Revistas

Confira três periódicos disponíveis para assinatura, com conteúdo adaptado para o universo infantil:

1- Jornal Joca

Inspirada em veículos jornalísticos infanto-juvenis da Europa, a versão impressa do periódico é veiculada durante os meses letivos. Com formato tabloide e seções semelhantes às dos jornais adultos, traz notícias curtas, reportagens, entrevistas, curiosidades e atualidades, sempre adequando a abordagem dos diferentes assuntos à faixa etária do público-alvo.

Já a edição on-line tem atualização diária. No site do Joca também é possível encontrar atividades para educadores desenvolverem com estudantes, além de uma ferramenta para que os leitores possam elaborar o próprio jornal.

2- Revista Qualé

Uma revista jornalística feita especialmente para crianças e jovens com informações quentinhas, utilizando linguagem simples e descomplicada. Os textos são elaborados de forma cuidadosa, oferecemos um amplo material de apoio para o professor, com dicas e sugestões sobre como trabalhar a Qualé em sala de aula. Assim, ajudamos nossos leitores a expandirem seu conhecimento e vocabulário.

3- Revista Ciência Hoje das Crianças

A CHC é a primeira revista brasileira sobre ciência para crianças, uma revista feita pelo Instituto Ciência Hoje para despertar a curiosidade de meninos e meninas. Além de informar e divertir, a revista é uma fonte de pesquisa para milhares de estudantes e professores nas mais diferentes regiões do país.

Por fim, vale lembrar que a biblioteca do Colégio Rio Branco possui várias obras disponíveis para aluguel e, para mais dicas, você também pode acessar o site!

Comentar