Descanso em família: entretenimento pode trazer momentos de reflexão e diálogo

O audiovisual é uma excelente fonte de entretenimento, além de propiciar momentos de aprendizado e bons debates em família

O mês de julho marca as férias escolares para os estudantes, que devem aproveitar esse merecido descanso. Muitas vezes, os pais também tiram férias nesse período, para que aproveitem um tempo em família, ou simplesmente remanejam suas agendas para encaixar mais programas com os filhos.

Além de realizar passeios culturais pela cidade, que já indicamos aqui no blog, as famílias podem equilibrar essas atividades com outras mais caseiras. Reunidos na sala, por exemplo, todos podem assistir juntos à televisão, comumente deixada de lado no dia a dia e substituída pelos smartphones.

Por que consumir filmes e séries nas férias?

Assistir a filmes e séries é uma maneira fácil e prática de se divertir nas férias, já que o espectador pode se “transportar” para diferentes universos sem sair do sofá. Com mais tempo disponível, as férias são o momento perfeito para explorar novos conteúdos, assistir aquele que você sempre deixa para depois, ou maratonar uma série.

Além disso, a família pode fazer isso reunida, aproveitando o momento, inclusive, para debater os aprendizados e reflexões propostos pelo filme ou série. Se ficarem inspirados, podem procurar outros títulos similares, ou colocar a própria criatividade em jogo, desenhando ou escrevendo, por exemplo.

Carla Marquart, Orientadora Educacional do 3º ao 5º ano do Colégio Rio Branco, afirma: “Acredito muito no poder da universalidade desta linguagem. Um bom filme pode reunir a família, abrir espaços para o diálogo e desenvolver habilidades como atenção, memória, imaginação e emoção”.

Abaixo alguns filmes e séries para serem vistos nesse período:

Shrek                                                                                                                                                                                    

O filme (que já é um clássico da animação) conta a história de um ogro que vive sozinho e feliz em um pântano distante, até que seu sossego é interrompido por uma invasão de criaturas mágicas, banidas do reino pelo maldoso Lorde Farquaad. Para ter seu pântano de volta, Shrek embarca em uma aventura perigosa para resgatar a princesa Fiona, por quem acaba se apaixonando. 

A obra promete agradar a todas as idades e, para aqueles que estiverem dispostos a fazer uma maratona, há quatro continuações disponíveis. Além disso, também existem dois filmes spin-off sobre o Gato de Botas, que fizeram bastante sucesso no cinema, e agora estão disponíveis no streaming Amazon Prime Video.

Indicação para toda a família. 

Spirit - O corcel indomável 

Um cavalo selvagem e majestoso, nascido livre, conhece a crueldade e a bondade ao encontrar humanos pela primeira vez, mas ele se recusa a ser domado. Ambientado no Velho Oeste estadunidense, o filme ensina às crianças sobre os impactos do processo civilizatório, ao mesmo tempo que mostra a amizade entre o animal e um menino indígena.

Um filme para toda família.

A pequena sereia 

Uma jovem sereia faz um acordo com uma bruxa do mar para trocar sua bela voz por pernas humanas, a fim de descobrir o mundo acima da água e impressionar um príncipe. Além da versão clássica de 1989 em desenho animado, disponível no Disney+, a história ganhou um live action em 2023. Ainda em cartaz nos cinemas, o musical está fazendo grande sucesso.                                                                                   

Um filme para toda a família.

The Witcher                                                                                                                                                                           

O mutante Geralt de Rívia é um caçador de monstros que luta para encontrar seu lugar em um mundo onde as pessoas, muitas vezes, são mais perversas do que as criaturas selvagens. A série, original da Netflix, acaba de lançar sua terceira temporada no streaming, estrelada por Henry Cavill (Geralt), Freya Allan (Ciri) e Anya Chalotra (Yennefer). Ao todo, as temporadas somam 24 episódios, ou seja, pode ser uma boa ideia iniciar a maratona nas férias!

Recomendação: acima de 13 anos

Comentários (1) -

Comentar