Dicas de passeios culturais nas regiões de Cotia e de São Paulo

Confira algumas ideias de lugares culturais para visitar com a família 

Os passeios culturais, como em museus, bibliotecas e pontos turísticos históricos, além de muito divertidos, são bastante importantes para a formação da criança. Nesses locais, ela pode desenvolver senso crítico, empatia, conhecimentos gerais e descobrir novas perspectivas.

Tanto em São Paulo, como também em Cotia, onde há unidades do Colégio Rio Branco, existem programas que podem ser aproveitados por todas as faixas etárias. Confira alguns:

Templo Zu Lai

Considerado o maior templo budista da América Latina, a construção localizada em Cotia possui 10.000 m² de área construída. Seu objetivo é oferecer um espaço acessível para que todos possam conhecer e participar da tradição. Foi inaugurado em 2003, após quatro anos em construção, e não há cobrança na entrada ou no estacionamento.

Sítio do Mandu

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a história de Cotia, a Casa do Sítio Mandu é uma construção do período colonial, possivelmente do século XVII, descrita como um exemplar tardio das habitações dos bandeirantes e um dos poucos remanescentes deste tipo de arquitetura. A casa foi tombada em 1961 e é possível realizar visitas monitoradas.

Sítio do Padre Inácio

Assim como o anterior, trata-se de uma casa bandeirista aberta para visitantes na cidade de Cotia. O casarão foi erguido em taipa de pilão, característica do período colonial, e servia como ponto de apoio para os bandeirantes em expedições. É um passeio interessante para conhecer a arquitetura da época e refletir sobre a história do Brasil.

Biblioteca Mário de Andrade

Já na capital paulista, uma ideia de lugar para ir é a Biblioteca Municipal, localizada na República. Foi fundada em 1925, é considerada a segunda maior biblioteca do país, atrás apenas da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Ela possui um acervo único e seu nome faz referência a um dos poetas e escritores mais importantes do Modernismo brasileiro.

Fundação Ema Klabin

No bairro do Jardim Europa, em São Paulo, existe uma mansão aberta ao público para conhecer os inúmeros artefatos da colecionadora Ema Klabin. A casa é repleta de obras de artistas renomados e itens antigos, como um piano. O local também é próximo do Museu da Imagem e do Som (MIS), se quiser aproveitar a visita.

Solar da Marquesa de Santos

Para aqueles que gostam de saber mais sobre a história da família real e imperial brasileira, a construção localizada na região central de São Paulo é uma boa opção. Antiga moradia de Domitila de Castro, a Marquesa de Santos e amante do imperador Dom Pedro I, a casa abriga exposições e busca manter a arquitetura fiel à época.

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Se preferir programas que ofereçam conhecimentos biológicos e arqueológicos, o Museu de Zoologia, no bairro do Ipiranga, oferece gratuitamente uma série de animais empalhados, fósseis e réplicas de fósseis com explicações didáticas. Ele também fica ao lado do Museu Paulista e do Parque da Independência.

 

Comentar