5 de junho - Dia do Meio Ambiente: entenda a importância do protagonismo de estudantes em iniciativas ambientais


O Projeto REAJA, do Colégio Rio Branco, promove a participação ativa e autônoma de jovens em pautas de meio ambiente e iniciativas voltadas à preservação

O Dia Mundial do Meio Ambiente, voltado à conscientização ambiental, é comemorado anualmente em 5 de junho, desde a Conferência de Estocolmo de 1972. Na escola, “essas discussões devem incluir os estudantes desde cedo, pois a convivência cotidiana com pautas relacionadas à preservação desenvolve o pensamento crítico e leva a mudanças no estilo de vida”, afirma Maryana Eiras, coordenadora do Projeto REAJA do Colégio Rio Branco - Unidade Granja Vianna.

O Projeto REAJA

Com isso em mente, alunos do Rio Branco tomaram a iniciativa de criar, há 15 anos, o Projeto REAJA - Reflexão, Equilíbrio e Ação Junto ao Ambiente. Por meio de ações coletivas, o grupo estimula a conscientização quanto à importância da sustentabilidade. Para Fanny Sanciarai, coordenadora do trabalho na Unidade Higienópolis, essas movimentações são essenciais para o desenvolvimento do jovem.

Algumas atividades realizadas pelo conjunto em anos anteriores foram: a arrecadação de lixo eletrônico, meias para confeccionar cobertores (em parceria com a Puket), lacres de alumínio e tampas plásticas; a coleta de esponjas e óleo de cozinha usados para o descarte correto; e o envio de materiais de escrita sem tinta ou quebrados de volta para a fábrica (Faber Castell).

Atualmente, o Grupo estimula a arrecadação de diversos materiais recicláveis para a destinação correta, como: tampinhas plásticas, lacres de metal, esponjas domésticas, meias, cápsulas de café, pilhas e baterias e esmaltes vencidos.

A cultura da sustentabilidade

Para que se construa, efetivamente, a cultura da sustentabilidade, é preciso tornar o espaço escolar propício para esse objetivo. “As instituições de ensino devem, por exemplo, promover rodas de conversa a respeito de documentários e problemas ambientais da atualidade, incluindo os estudantes de forma ativa e permitindo que eles proponham ideias e movimentos”, sugere Maryana.

No Colégio Rio Branco, os estudantes já têm autonomia para criar suas próprias propostas, como a oficina de confecção de brinquedos pedagógicos com materiais de reuso, na Unidade Higienópolis. A ideia é fazer jogos que exercitam atenção, concentração e atividade motora, enquanto estimulam a reciclagem.

“Integrados a discussões sobre o meio ambiente, os estudantes conseguem desenvolver competências que os tornam engajados, podendo tornar-se líderes e, até mesmo, construir carreiras voltadas à preservação”, explica Fanny. Maryana complementa que as pautas ambientais incluem conhecimentos gerais, fundamentais para a construção de repertório sociocultural exigido em vestibulares e redações.

Os efeitos dos projetos ambientais

Os impactos de projetos como o REAJA se estendem para muito além do colégio. Na prática, os estudantes envolvem toda a comunidade escolar, como colaboradores e familiares, em suas propostas e eventos, e levam os resultados desse trabalho para a sociedade como um todo. A iniciativa dos jovens do Rio Branco, ao longo dos anos, já consolidou parcerias com diversas instituições sociais, como a ONG “Fazer o Bem Transforma”.

Celebrando o Dia do Meio Ambiente (5 de junho)

Para o Dia do Meio Ambiente, o REAJA pretende comemorar suas conquistas, ressaltando e incentivando os estudantes protagonistas do projeto. Na Unidade Granja Vianna, será apresentado um vídeo com o antes e o depois de iniciativas executadas, enquanto, em Higienópolis, serão expostos os brinquedos pedagógicos concluídos, anunciando que, no decorrer do ano, cada sala do Ensino Fundamental I do colégio receberá seu próprio kit.

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