Internacionalização

Contemplando os eixos oralidade, escrita, leitura, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural, o ensino de Inglês nos anos finais do Ensino Fundamental integra os alunos a um mundo globalizado e plural.
Por meio do International Primary Curriculum (IPC), para o 6º ano do Ensino Fundamental, e do International Middle Years Curriculum (IMYC), para o 7º, 8º e 9º anos, os alunos participam de mais aulas e atividades em Inglês no período regular.

IPC

O International Primary Curriculum (IPC), integrado ao currículo brasileiro, oferece aos alunos do 6º ano, a partir de uma visão integral do desenvolvimento das crianças, experiências acadêmicas, pessoais e sociais que preparam os alunos para oportunidades e desafios presentes e futuros, favorecendo a compreensão do mundo sob diferentes perspectivas.

IMYC

O International Middle Years Curriculum (IMYC), para alunos do 7º, 8º e 9º anos, está pautado nas atuais teorias de aprendizagem, com subsídios da neurociência. O currículo aborda temas de relevância global, para ampliar o repertório dos alunos. A partir da construção do conhecimento, os alunos estarão comprometidos com ações para uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

Vertentes de aprendizagem

Temas: os objetivos de aprendizagem abrangem conteúdos, habilidades e atitudes nas diferentes áreas do conhecimento apoiadas pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Personalização: os objetivos de aprendizagem personalizados promovem as qualidades individuais e as atitudes para apropriação de conteúdos e procedimentos esperados pela sociedade globalizada.

Internacional: o currículo internacional apresenta metas de aprendizagem para que os alunos se apropriem das perspectivas nacionais e internacionais desenvolvendo uma mentalidade global e intercultural.

Mentalidade Internacional: valorização do mundo como contexto de aprendizagem que inclui pesquisa, reflexão e ação.

Período Regular

Período Regular: mais aulas e atividades em inglês

Os alunos do 6º ano, no período regular, por meio do International Primary Curriculum (IPC), contam quatro aulas semanais em inglês, sendo duas de Language Arts (trabalho com língua e linguagem nos aspectos linguísticos e comunicativos) e três aulas interdisciplinares.

Os alunos do 7º, 8º e 9º anos, no período regular, por meio do International Middle Years Curriculum (IMYC), contam com quatro aulas semanais em inglês, sendo duas de Language Arts (trabalho com língua e linguagem nos aspectos linguísticos e comunicativos) e três aulas interdisciplinares.



Período Complementar

Período Complementar:
Integral com Programa Internacional

Para ampliar a oportunidade de exposição das crianças à língua inglesa, os alunos do 6º ano do Período Integral, que também é pautado no International Primary Curriculum (IPC), privilegia uma rotina bem planejada e dinâmica. Os alunos participam de atividades culturais, esportivas, lúdicas, recreativas e sociais.

Saiba mais sobre o Período Integral

Período Complementar:
Middle School

Os alunos de 7º e 8º anos podem integrar o Middle School, a partir do International Middle Years Curriculum (IMYC), em parceria com a FieldWork Education. A proposta permite a ampliação do uso da língua inglesa, por meio de atividades conectadas com as demandas da atualidade. O currículo internacional é trabalhado ao longo do ano, em cada faixa etária, com diferentes projetos, envolvendo três eixos: Design, Innovation and Technology, Health and Wellbeing, ICT and Computing.

Período Complementar:
Global High School Program

O Global High School Program, em parceria com a Rosedale Academy para alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, oferece o Ontario Secondary School Diploma, aceito nas melhores universidades do mundo. Durante o programa, mais de 70 habilidades essenciais são trabalhadas, preparando os alunos para serem bem sucedidos na próxima etapa da vida acadêmica.
Alunos têm a oportunidade de integrar uma variedade de cursos projetados para ampliar o repertório em diversos assuntos, melhorar a proficiência no idioma Inglês e favorecer o desenvolvimento das chamadas competências de alto nível cognitivo (High Order Thinking Skills - HOTS).

Período Complementar:
Eletivas Internacionais

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem complementar o currículo acadêmico com eletivas também desenvolvidas em parceria com a Rosedale Academy. Oferecidas no modelo semestral e/ou anual, as Eletivas são multietárias, permitindo maior integração entre os alunos das diferentes séries, oferecem certificação de participação e ampliam as oportunidades de aprimoramento na língua inglesa, com o aprofundamento do repertório em temas da atualidade.

 

Saiba mais sobre o Programa Internacional Rio Branco

Departamento de Estudos Internacionais

Como parte da proposta internacional, o Colégio Rio Branco conta com um Departamento de Estudos Internacionais, que oferece consultoria individualizada aos alunos que pretendem realizar o ensino superior em outros países, organiza intercâmbios de curta duração, estabelece parcerias e promove as certificações.

Saiba mais sobre o Departamento de Estudos Internacionais Rio Branco.