Depoimentos

Higienópolis

A Cabana - Willian P. Young
A Cabana - Willian P. Young
“A importância de acreditar nas divindades, após perder uma pessoa querida. O interessante do livro é como os três elementos aparecem: Pai, Filho e Espírito Santo. É de fazer refletir e repensar os relacionamentos diários. Muito bonito!”.
Juliana Casari do Amaral Campos - Profª da Ed. Infantil
Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski
Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski
“É um livro que me marcou por revelar o potencial da literatura de representar uma realidade social. A literatura tem essa capacidade de nos fazer conhecer a história, a geografia, a cultura de um país, sem que esteja evidente que estamos aprendendo tanto. Outro motivo pelo qual esse livro é tão especial para mim é ser o primeiro grande romance que li na adolescência, fundamental para minha formação”.
Mariana Cruz - Profª do Núcleo de Apoio de Redação
A Menina que roubava livros - Markus Zusak
A Menina que roubava livros - Markus Zusak
“Mostra como a vontade de aprender a ler mudou a história de sua vida, ajudando a tornar mais leve um momento tão pesado passado por ela”.
Renata Payoli Novaes - Profª da Ed. Infantil
O lobo da estepe - Hermann Hesse
O lobo da estepe - Hermann Hesse
“Sou muito fã do grupo Teatro Mágico e todo o trabalho deles é influenciado por esta obra. Ela apresenta as relações da sociedade que não estão explícitas, como o tempo, horários e tudo aquilo que a gente não gosta. Esta obra marca porque ela nos faz refletir e nos comprometermos com as coisas que, inclusive, não gostamos.”
Adriano de Souza Antunes - Prof. de Geografia – Ensino Fundamental e Médio
O Grande Mentecapto - Fernando Sabino
O Grande Mentecapto - Fernando Sabino
"Um livro surpreendente em seu estilo narrativo, construção de personagens e engraçado, que recomendo é “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino. Um livro que conta a estória de Viramundo, personagem este que através de suas peripécias pelo interior de Minas Gerais, conta um pouquinho sobre a vida cotidiana das pequenas cidades do interior do Brasil, com seus políticos, seus habitantes, além de reduzir um pouco em seu microcosmo alguns aspectos da condição humana, com seus defeitos e perfeições".
Alexandre Cardoso de Oliveira - Prof. de Geografia – Ensino Fundamental II
Ética para meus pais - Yves de La Taille
Ética para meus pais - Yves de La Taille
“É uma narrativa sobre situações rotineiras vistas pelos olhos de um menino. Reforça a ideia de como educamos por meio de exemplos e como vivemos em uma sociedade cheia de ‘faça o que eu falo, não o que eu faço’”.
Natália Bonfá Carvalho - Profª do Ensino Fundamental I
O propósito do século XXI, um plano vital para assegurar nosso futuro - James Martin
O propósito do século XXI, um plano vital para assegurar nosso futuro - James Martin
“É uma leitura muito interessante, instigante, porque me fez refletir sobre a complexidade dos problemas do nosso planeta neste século. O autor apresenta análise dos impactos da tecnologia sobre a nossa vida, delineia soluções específicas e viáveis para resolver uma ampla gama de problemas, desde a reparação de ecossistemas oceânicos e a redução da taxa de natalidade até a capacidade de lidar com os avanços da nanotecnologia”.
Ione de Camargo - Profª de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II
Corpo Vivo: reeducação do Movimento - Ivaldo Bertazzo
Corpo Vivo: reeducação do Movimento - Ivaldo Bertazzo
“Mostra como a consciência corporal e a reeducação do movimento é capaz de fazer progressos com indivíduos. Ivaldo nos convida a pensar sobre o corpo humano e tirá-lo de sua zona de conforto”.
Paula Arcuri - Profª de Educação Física
Livros da autora Isabel Allende
“Ela se inspira em fatos reais, experiências próprias e acontecimentos familiares para escrever. Em suas obras são recorrentes a temática da representação da mulher e a inclusão de elementos históricos. Suas personagens femininas são fortes e me fazem lembrar as mulheres de minha família”.
Maria Lucia Mendonça Garcia
A Cabana - Willian Young
A Cabana - Willian Young
“Li esse livro quando tinha 18 anos e não entendia muita cois agora que li novamente e assisti ao filme, pude compreender algumas coisas como a espiritualidade de uma maneira muito mais clara”.
Andrea Demarche
Jane Eyre - Chatlotte Bronte
Jane Eyre - Chatlotte Bronte
“Na verdade, foi o primeiro livro que li em inglês e quando comecei a estudar, uma amiga me recomendou e não entendi nada. Muitos anos depois eu encontrei esse livro é resolvi lê-lo. Descobri que minha colega estava lendo uma versão simplificada, por isso não me fez sentido. Agora amo esse livro é já assisti todas adaptações para filmes”.
Juliana Maria - Profª de Inglês – Ensino Fundamental II
Obras de Pedro Bandeira
Obras de Pedro Bandeira
“Quando comecei a ler na adolescência, li muito Pedro Bandeira. Suas obras como A Droga do Amor, a Droga da Obediência e a Marca de uma lágrima foram responsáveis por aguçar minha paixão pela leitura”.
Deise Ramos - Profª de Espanhol – Ensino Fundamental II
O Perfume - Patrick Suskind
O Perfume - Patrick Suskind
“Esse livro fala sobre a história de um perfumista que viveu na França e envolve a Química em toda história. Esse livro foi utilizado para um trabalho interdisciplinar que eu fiz no colégio com os alunos da 3ª série do Ensino Médio no final dos anos 90”.
José Luís - Prof. de Química
Servidão Humana - William Somerset Maugham
Servidão Humana - William Somerset Maugham
“Este foi um dos livros que li, durante minha adolescência, sob a influência de meu pai, grande leitor dos clássicos de sua época. O livro me mostrou que a vida não era simplesmente o que eu vivia no cotidiano, mas sim, muito mais vibrante e repleta de antagonismos que precisavam ser conhecidos, desvendados e compreendidos”.
Carmen Lúcia Hecker F. Silva - Profª do Ensino Fundamental I
O caçador de pipas - Khaled Hosseini
O caçador de pipas - Khaled Hosseini
“Este livro emocionou-me de tal maneira que ler a última página foi praticamente um “ritual“ inesquecível. O romance narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970”.
Gabriela Diaz - Profª de Artes
Pollyanna - Eleanor Porter
Pollyanna - Eleanor Porter
“Foi um livro que marcou muito a minha adolescência. A personalidade cativante da menina que dá o nome ao livro fez, em algumas ocasiões da minha vida, olhar o mundo com o olhar dela, de que todas as coisas podem ser melhores, dependendo da forma como olhamos”.
Adriana Simionato Castrogiovanni - Profª do Ensino Fundamental l
Cinesiologia do Movimento - Tratado de Fisiologia - Guyton
Cinesiologia do Movimento - Tratado de Fisiologia - Guyton
“Consegui adquirir muito conhecimento sobre a mecânica (Cinesiologia) e Fisiologia do Exercício. Com essas informações, fui capaz de conhecer ao longo da minha vida as dificuldades motoras das crianças e como ajudar por meio da execução de novos movimentos. Podemos melhorar o rendimento de cada indivíduo, no aspecto motor e no aspecto cognitivo”.
Luiz Ricardo Sarno - Prof. de Educação Física
A culpa é das estrelas - John Green
A culpa é das estrelas - John Green
“A história contada me fez parar, pensar e refletir sobre a importância da vida e de aproveitar, da melhor forma possível, todos os momentos. Também me fez rir e chorar! John Green conseguiu contar uma história emocionante de maneira leve e bem humorada. Uma história linda e que merece ser lida”.
Rosana Nogueira Guedes Ezequiel - Profª do Ensino Fundamental I
A chave do tamanho - Monteiro Lobato
A chave do tamanho - Monteiro Lobato
"Todos os textos, mesmo os mais insignificantes ou pouco prazerosos, marcam minha vida, pois perco ou ganho parte dela quando paro para lê-los. Alguns títulos deixaram marcas mais longas, como os contos da condessa de Ségur na infância, contos de detetives na adolescência etc. O que percebi é que há uma hora certa para o livro chegar à sua mão: se ele chegar antes ou depois, pode não deixar uma marca memorável. É o que aconteceu, por exemplo, com “A chave do tamanho”, de Monteiro Lobato. Ganhei o livro em meu aniversário de 8 anos e não era o momento: foi lido e esquecido. Muito tempo mais tarde, releituras de “Gulliver” e filmes, como “Querida, encolhi as crianças”, criaram a lembrança de Lobato e, então, descobri, com prazer, a genialidade do texto que, aos 8 anos (mesmo sendo um livro para crianças), não compreendi".
Wilma Lima - Coordenadora
Não nascemos prontos - Mário Sérgio Cortella
Não nascemos prontos - Mário Sérgio Cortella
“Esse livro gerou-me reflexões filosóficas sobre a importância da construção diária do nosso caminhar. Sempre é fundamental inventar, reinventar e aperfeiçoar-se, sem medo de ser feliz”.
Tânia Branco de Moraes - Profª do Ensino Fundamental I
A Revolução dos Bichos - George Orwell
A Revolução dos Bichos - George Orwell
“A maneira cômica e metafórica como o autor trata as relações humanas, tendo bichos representando seres humanos e suas relações sociais, políticas, econômicas, dando ênfase ao autoritarismo, egoísmo, corrupção e todo jogo de poder, para levar vantagens sobre os outros. Qualquer semelhança com os dias de hoje seria mera coincidência”.
Caterina de Lourdes Alfano - Profª do Ensino Fundamental I
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
"O livro é intenso e me fez refletir sobre a natureza humana e como encontrar uma saída quando a luz não indica o caminho".
Renata Bertipaglia Neves - Profª do Ensino Fundamental I
Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva
Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva
“Na época, despertou em mim uma vontade enorme de viver a vida mais intensamente, de aproveitar cada segundo das minhas caminhadas por aí e também passei a observar os obstáculos que tive que enfrentar sobre outra perspectiva”.
Eriana Valquer Silva - Profª Ensino Fundamental I
Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
"Um livro que me encantou, instigou e intrigou desde as primeiras páginas foi “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez, uma narrativa poética que recorre à fantasia para revelar aspectos da realidade. Uma obra literária que me prendeu em suas malhas".
Maria Margarida Carvalho de Silveira - Coordenadora da Ed. Infantil e Ensino Fundamental I
O Caçador de Pipas - Khaled Hossein
O Caçador de Pipas - Khaled Hossein
"Lembro-me claramente quando minha mãe me deu este livro. Comecei a ler sem pretensão e expectativa, mas quando percebi já estava no meio do livro, completamente envolvida e apaixonada pela história, de amor incondicional, amizade e fé, com todos os sentimentos a flor da pele e torcendo por um final feliz. Desde então procuro sempre um livro que me faça embarcar em uma incrível viagem ao mundo da imaginação".
Ana Elisa Novaes - Profª do Ensino Fundamental I
Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
"Fala da essência humana que é um quesito indispensável em busca do autoconhecimento e amadurecimento pessoal".
Maria Regina Soares - Profª de Espanhol
Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Orgulho e Preconceito - Jane Austen
"Foi um livro indicado pela professora de literatura inglesa na época da faculdade e fala sobre o respeito mútuo e a quebra do orgulho e do preconceito vividos pelos protagonistas da história naquela época".
Larissa T. Neves - Profª Bilíngue da Ed. Infantil
A menina que roubava livros  -  Markus Zusak
A menina que roubava livros - Markus Zusak
"Lembro de ver esse livro em uma livraria com amigos e na hora que li do que se tratava fiquei animada, pois, na época, assuntos sobre guerra já me chamavam muito a atenção. Meu entusiasmo provou-se certo. A cada página me surpreendia com a forma que a personagem principal desafiava uma Alemanha nazista que estava em guerra para poder ler livros e o quanto isso transformou não só ela própria, mas as pessoas a sua volta".
Isabella Sampaio Silva - Profª Bilíngue da Educação Infantil e Ensino Fundamental I
A Colcha de Retalhos - Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva
A Colcha de Retalhos - Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva
“Me emociono cada vez que leio, pois passei vários momentos da infância ao lado de minha avó que tinha um carinho todo especial por mim. Este livro me faz voltar ao tempo e sentir a sensação maravilhosa de ter estado junto a uma pessoa tão especial”.
Mara Aparecida Turola Ikeda - Profª da Educação Infantil
Harry Potter
"É difícil escolher um livro para chamar de preferido. Tenho lembranças de me perder na leitura desde muito cedo. Dos livros de criança no armário de casa aos livros da biblioteca. De passar noites lendo Harry Potter e de entrar em leituras mais densas, que me fizeram refletir sobre a sociedade e o mundo. Nessa categoria, poderia falar sobre o Ensaio sobre a cegueira e Orgulho e Preconceito. Ainda não posso deixar de mencionar “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu”. São tantas leituras e tantos mundos diferentes que é impossível escolher um só!"
Maytê Augusta Teixeira Freixinho - Profª Bilíngue da Ed. Infantil
Felicidade Clandestina – Clarice Lispector
Felicidade Clandestina – Clarice Lispector
"Quando eu cursava Pedagogia descobri os textos da Clarice Lispector. Fiquei maravilhada e encantada quando li Felicidade Clandestina. Descobri muito de mim ali, naquelas palavras que descreviam questões da alma. Porque “nada do que é humano me é estranho” como dizia Terêncio. Entreguei-me para aqueles momentos de leitura. O livro tornou-se minha pequena “felicidade clandestina”, quando, no intervalo de uma aula e outra, corria para ler suas páginas".
Paula Cristina Daciolo Miranda - Profª do Núcleo de Apoio
Dibs em busca de si mesmo - Virginia M. Axiline
Dibs em busca de si mesmo - Virginia M. Axiline
“Me ajudou no despertar das minhas escolhas. Li em 1994 e virou de cabeceira sempre que preciso”.
Marcia Gonzales
Extraordinário - R.J Palacio
Extraordinário - R.J Palacio
"Diria que esse livro é um verdadeiro manifesto à gentileza, respeito às diferenças, coragem e amor ao próximo. Relata a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética, que o deixou com deformidades faciais. Auggie foi educado em casa até os 10 anos, porém seus pais decidiram que o filho deveria enfrentar as dificuldades e passar a frequentar uma escola de “verdade”, logo foi matriculado em uma escola particular, para cursar o 5º ano. O menino, com uma maturidade incrível, enfrenta um grande desafio: convencer as pessoas ao seu redor, que apesar de sua aparência incomum, ele é uma criança igual a todas as outras".
Vanessa de Melo Zito - Profª do Ensino Fundamental I
O Jacarezinho egoísta - Chloris Arruda de Araújo
O Jacarezinho egoísta - Chloris Arruda de Araújo
“É o primeiro livro que li com autonomia na 1ª série do Ensino Fundamental”.
Juliana Godoi - Profª do Ensino Fundamental I
Reparação - Ian McEwan
Reparação - Ian McEwan
"Esse é um livro que eu li e reli diversas vezes durante a minha vida. É a história de uma família aristocrata inglesa em decadência, que se passa no período pré Segunda Guerra Mundial até meados da década de 1990. O livro tem diversos narradores e a ação desencadeadora da história é contada a partir do ponto de vista de todos os envolvidos e trata de uma maneira surpreendente a questão da confiança que o leitor tem em seu narrador".
Isabel C. Macedo do Nascimento - Profª Bilíngue da Ed. Infantil e do Ensino Fundamental I

Granja Vianna

O crime do Padre Amaro
O Crime do Padre Amaro - Eça de Queirós
“Por ser um livro revolucionário, pessoalmente, há questionamentos religiosos, e por pertencer a uma família extremamente religiosa, foi significante para mim. Ele discutiu a hipocrisia da religião católica e isso eu discuti muito com meu pai”.
Fátima Rodrigues
Comunidade - Zygmunt Bauman
Comunidade - Zygmunt Bauman
“Tem muitas questões que eu achei que eram pessoais, mas são males da sociedade, males coletivos. Muito interessante”.
Kate Ucy
Meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos
Meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos
“Li muitos livros, mas esse me marcou quando eu era pequena, tinha apenas 11 anos. Esse livro me mostrou um novo mundo, o mundo dos livros. Eu chorava tanto lendo, porque eu entrei de cabeça na história, fazia parte daquele cenário, conhecia aquele personagem, que era meu amigo, chorava quando ele sofria”.
Sonia Leites
Dom Casmurro - Machado de Assis
Dom Casmurro - Machado de Assis
“Esse livro me impressionou pela ironia que traz sobre a questão da sociedade da época e, mais ainda, por revelar o preconceito que se tem principalmente pela figura da mulher. Capitu é simplesmente condenada pela traição sem nunca termos escutado seu lado, apenas o do narrador que é o próprio Dom Casmurro.
Fabiane Mendes
O Amor me Trouxe de Volta - Carol Bowman
O Amor me Trouxe de Volta - Carol Bowman
“É um livro de tendência espírita, que fala da encarnação das crianças e o quanto isso está associado à vida dos pais”.
Elaine Lupiani
Aprendendo a silenciar a mente - Osho
Aprendendo a silenciar a mente - Osho
“Aprendi a ouvir muita coisa, ouvir muito mais e a responder com silêncio. A mente estava vazia e conseguia pensar o que realmente importava. Realmente mudou meus rumos”.
Dorival Junior
Os Miseráveis - Victor Hugo
Os Miseráveis - Victor Hugo
“Eu li quando ainda era uma adolescente e toda aquela tristeza, aquela desgraça, aquele sofrimento do período da Revolução Francesa me marcou demais. Eu terminei o livro e queria sair mudando o mundo, pensei que seria capaz de ajudar as pessoas”.
Silvia Torrezani
O Físico - Noah Gordon
O Físico - Noah Gordon
O livro “O Físico”, de Noah Gordon, fala sobre o começo da Medicina em uma época muito antiga. O livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, na época da escola, me marcou muito também.
Vanessa Andrade
Profecia Celestina - James Redfield
Profecia Celestina - James Redfield
“É um livro que abre os caminhos da mente, que faz com que você perceba como a energia se move entre as pessoas; as pessoas que doam e as pessoas que sugam sua energia”.
Ziza Werneck
Os Miseráveis, Victor Hugo
Os Miseráveis, Victor Hugo
“Um dos primeiros livros que li, quando estava estudando literatura francesa. Marcou minha vida porque mostra muito sobre como aquele povo foi injustiçado, e eu sempre fui contra as injustiças”.
Juliano Prates
A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir - Rubem Alves
A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir - Rubem Alves
"O autor nos apresenta um modelo de escola que propõe a ruptura aos paradigmas educacionais tradicionais, retratados por meio das experiências que ele mesmo vivenciou ao visitar a Escola da Ponte, em Portugal. Essa escola é reconhecida mundialmente como um espaço revolucionário onde a aprendizagem ocorre de forma transformadora e democrática."
Rubens Gomes -Intérprete Libras
Olga – Fernando Morais
Olga – Fernando Morais
“O livro que mais chorei quando terminei de ler, principalmente pela carta que ela deixa para a filha dela. Além de aprender muitas coisas da história do Brasil”.
Ana Paula Lembis
Gabriela Cravo e Canela - Jorge Amado
Gabriela Cravo e Canela - Jorge Amado
“Tive que ler no 3° ano, a pedido de uma professora, e eu comecei a gostar do enredo. Esse foi o livro que abriu as portas para que eu gostasse e me interessasse por outras leituras”.
Antonio Carlos Leonel
O Nome da Rosa - Humberto Eco
O Nome da Rosa - Humberto Eco
“Li na época da faculdade. É uma obra monstruosa, com muitas informações, um gênero revolucionário e aciona o desejo de conhecer coisas novas”.
Marcos Sagatio
Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa
Grands Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa
“Me espantava a maneira como ele gerava a visão das coisas, a forma de escrever, a maneira como ele coloca no livro. O livro é fantástico”.
Paulo Allil
Dom Quixote - Miguel de Cervantes
Dom Quixote - Miguel de Cervantes
“Livro que mexe muito com as possibilidades e com as visões de mundo que o ser humano tem, e que nem sempre representa a realidade do que se vive, mas mais uma realidade interior, uma subjetividade constante”.
Isaque Trevisan - Professor de Filosofia
Médicos de Homens e de Almas - Taylor Caldwell
Médicos de Homens e de Almas - Taylor Caldwell
“Conta a história de São Lucas. Livro bárbaro, em relação à questão espiritual e, também, pela questão da busca pela cura humana. Livro lindo, maravilhoso, emocionante”.
Katia Portela
O Guardador de Rebanhos - Fernando Pessoa
O Guardador de Rebanhos - Fernando Pessoa
“Bem antes de pensar na possibilidade de um dia me tornar uma professora de Português, já havia me apaixonado pelos versos do Pessoa. Mais especificamente por Alberto Caeiro, heterônimo, cuja aparente simplicidade me encanta. O Guardador de Rebanhos, meu livro do coração, diz muito do que eu gostaria de ter dito, mas que jamais teria conseguido de forma tão objetiva”.
Silvia Império
Os meninos da Rua Paulo - Feric Molnard
Os meninos da Rua Paulo - Feric Molnard
“Pelo fato de mostrar o quanto é poético ser criança e o quanto isso vai se perdendo na vida adulta”.
Beatriz Nico
1984 - George Orwell
1984 - George Orwell
“É incrível! Marcou minha vida por ser bem escrito e abrir as portas para pensar tudo de um jeito muito diferente”.
Camila Villar
Dias difíceis - Fanny Abramovich
Dias difíceis - Fanny Abramovich
“Foi a primeira vez que me deparei com uma história profundamente triste e com a luta da família para superar os graves problemas relatados”.
Renata Berenguer
100 anos de solidão e O amor nos tempos de cólera - Gabriel Garcia Marques
100 anos de solidão e O amor nos tempos de cólera - Gabriel Garcia Marques
“Livros maravilhosos que me fizeram conhecer com mais profundidade o que é ser alguém na América Latina. Me faz lembrar também dos dias de chuva em que podia ficar em casa lendo os livros”.
Rosane Cesari
O menino do pijama listrado - John Boyne
O menino do pijama listrado - John Boyne
“O menino do pijama listrado” mostra o lado duro do campo de concentração, que não interferiu na amizade entre os dois meninos. “A menina que roubava livros” mostra que, apesar das dificuldades familiares e dos poucos recursos, não houve barreiras para que a menina buscasse o prazer da leitura.
Tatiana Martinez - Diretora Assistente
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
“Além de um enredo muito interessante, o que mais me chamou atenção foi a forma como o romance foi escrito. Saramago não usa nenhum sinal de pontuação e, mesmo assim, conseguimos acompanhar seus diálogos, entonações e pausas. Impressionante! Saramago me fez apreciar a beleza da língua e da comunicação. Genial em sua desconstrução, aprendi também que isso só foi possível porque ele dominava profundamente as técnicas da construção. Só sabe fugir do sistema quem o entende com profundidade”.
Caio Mendes - Professor de História
Harry Potter - J. K. Rowling
Harry Potter - J. K. Rowling
“Sonhar é necessário para aspirar novos rumos e elaborar ideias. Assim, vivenciei as obras de Harry Potter, como um caminho para os meus sonhos. Uma ficção científica de qualidade, riqueza de detalhes e muita fantasia. Sugiro a leitura para todos que gostariam de viajar para um mundo diferente, criativo e imaginativo, muito brincante, onde tudo pode acontecer!”
Luciana Rodrigues - Professora do Maternal
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
“Estava no Ensino Fundamental I quando o li pela primeira vez. Ganhei do meu tio em uma edição antiga, atendendo ao pedido da professora de português. Depois disso, li o livro mais algumas vezes e, cada vez que lia, o livro passava outro significado, mudando de acordo com o momento que me encontrava”.
Patricia K. Miyagi - Professora do Maternal
A casa da madrinha - Lygia Bojunga Nunes
A casa da madrinha - Lygia Bojunga Nunes
Quando criança, lembro-me de um grande fascínio ter sido despertado em mim ao ler “A casa da madrinha”, lançado em 1978. A mistura da fantasia com a realidade e o tom de suspense ficaram marcados na memória de meu coração”.
Daniela Panizza Berzin - Professora do Ensino Fundamental I
O Livreiro de Cabul - Åsne Seierstad
O Livreiro de Cabul - Åsne Seierstad
“O livro me marcou pela história de vida das mulheres afegãs relatadas pela jornalista, que enfrentou os desafios e viveu a realidade para escrever sobre ela”.
Juliana Faveri Silva - Professora do Ensino Fundamental I
Meu pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos
Meu pé de Laranja Lima e Ladeira da Saudade
“O livro “Meu pé de Laranja Lima” me mancou pela sensibilidade. O autor conta um pouco sobre sua infância, de maneira muito delicada. Me acabei de chorar! “Ladeira da Saudade” foi a primeira leitura de escola que me trouxe o chamado “prazer na leitura”. Era adolescente e fiquei encantada pelo romance proibido vivido na cidade de Ouro Preto”.
Gabriela Claro Martins - Professora do Ensino Fundamental I
Aventura no escuro - Jane Carruth
Aventura no escuro - Jane Carruth
"Infelizmente meus pais eram muito pobres e o dinheiro que recebiam eram suficientes apenas para alimentação, moradia, remédios… Sendo assim, durante minha primeira infância, 'Aventura no escuro' foi meu único livro. Minha mãe leu tantas vezes para mim, que mesmo antes de aprender a ler, já 'lia' para minha irmã. Ele também me marcou, pois conta uma história de superação, explica como um ratinho vence o seu medo do escuro. 'Aventuras no escuro' foi o livro que abriu as portas da minha imaginação e para o incrível mundo da leitura. Hoje, tenho minha biblioteca, que compartilho com minha família, e a literatura infantil, em especial, continua a invadir minha alma com sua magia".
Andreia Novo - Professora de Linguagens e Programação
Pollyanna - Eleanor H. Porter
Pollyanna - Eleanor H. Porter
"Li o livro quando criança e fiquei encantada com a personagem cativante, órfã de pai e mãe, que contagia a todos que convivem com ela. Pollyanna me ajudou, e ajuda até hoje, naqueles momentos difíceis da vida, pois aprendi que a alegria e o otimismo são antídotos para o pessimismo e o descontentamento".
Vera Cristina Finco Carlana - Professora do Ensino Fundamental I
O menino do dedo verde - Maurice Druon
O menino do dedo verde - Maurice Druon
Esse livro me marcou, pois foi o primeiro que li e que era adequado à minha faixa etária, estava acostumada a ler livros densos, de autores como José de Alencar, indicações de um avô que queria me ver leitora, mas não sabia selecionar as mesmas! O Menino do Dedo Verde é uma fábula que trata de questões relacionadas aos conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia".
Theodora Lúcia Barros Poor - Professora do Ensino Fundamental I
O acerto de contas de uma mãe - Sue Klebold
O acerto de contas de uma mãe - Sue Klebold
"A leitura me acompanha desde sempre. Estar entre os livros é um grande prazer, a textura, o cheiro, as imagens e finalmente os textos… que delícia. Muitos são os livros que tenho em minha memória e em meu coração, alguns romances delicados e outros histórias de gente de verdade, é dentre estes que gostaria de dividir com todos. A biografia de Sue Klebolb é cheia de emoções, informações e principalmente cheia de verdades, verdades que todos que trabalham com crianças ou adolescentes deveriam conhecer".
Marta Fantoni - Professora da Educação Infantil
Uma breve história da humanidade - Noah Harari
Uma breve história da humanidade - Noah Harari
"O livro faz um levantamento histórico/social da humanidade até os tempos de hoje, o que nos faz entender como chegamos até aqui e refletir sobre o modo pelo qual a nossa sociedade foi constituída e construída atualmente".
Cintia Auilo Cellini da Rocha - Professora do Ensino Fundamental 1