Ensino Fundamental e Médio
Uma formação global
  • Ensino Fundamental e Médio

Uma formação global

O conhecimento do mundo à luz das diferentes ciências e linguagens, relacionando teoria e prática e trazendo sentido ao processo de aprendizagem, são premissas que norteiam o trabalho do Colégio Rio Branco, sempre alinhado às transformações do mundo contemporâneo e à preocupação de formar indivíduos éticos e responsáveis.

  • Ensino Estruturado
    Aulas Diferenciadas – maior aprendizado
    O Ensino Estruturado tem como objetivo desenvolver o comprometimento dos alunos com sua própria aprendizagem, fazendo com que participem, ativamente, das aulas e de todo o processo de construção do conhecimento.

    É baseado em quatro elementos indissociáveis: objetivos claros e compartilhados por professor e aluno; preparo prévio do aluno para a aula a partir de uma pergunta motivadora; aula construída com a contribuição do aluno; avaliação e regulação do processo percorrido.

  • Núcleo de apoio
    O Núcleo de Apoio do Colégio Rio Branco oferece aos alunos atividades que têm o objetivo de reforçar, aprimorar, extrapolar e aprofundar conteúdos abordados no período regular. As atividades são organizadas em:

  • Tutoria Acadêmica Tutoria Acadêmica (aluno tutor)

    Alunos com bom desempenho são convidados a coordenar grupos de estudos com a entrega de certificados ao final do ano letivo, sob a supervisão da Orientação Educacional.

    Atividades de Reforço Atividades de Reforço

    Com a utilização de uma plataforma adaptativa e plantões presenciais, com o objetivo de trabalhar, de maneira personalizada, as dificuldades e avanços dos alunos.

    Módulos Eletivos Módulos Eletivos (para alunos do 6º ano EF à 3º série do EM)

    Atividades optativas, certificadas e gratuitas, de duração definida, contemplando, essencialmente, o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas, tais como Empreendedorismo, Tecnologia, Iniciação Científica, Responsabilidade Socioambiental, entre outros. Propõe abordar temas relevantes da atualidade, aprofundando e expandindo os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Essas atividades têm, inclusive, importância acadêmica no caso do aluno querer participar de processos seletivos em universidades nos EUA.

  • Inglês / Espanhol
    O aluno, ao concluir o Ensino Médio, poderá ter domínio de:
    • Língua Inglesa
      - Imersão parcial, em Língua Inglesa, em aulas regulares da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental;
      - Período Integral Modular Bilíngue, do Jardim I ao 2º ano do Ensino Fundamental;
      - Trabalho curricular diferenciado, do 3º ano do Ensino Fundamental à 3º série do Ensino Médio, contemplando aulas regulares, CEL LEP como curso livre e Certificação Internacional na Universidade de Cambridge.
    • Língua Espanhola
      - Oferecido em aulas regulares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
      - Curso optativo no Ensino Médio;
      - Certificação em Língua Espanhola da Universidade de Salamanca – exame DELE.

  • Estudo do Meio e Saídas Culturais
    Essa modalidade de enriquecimento do trabalho de sala de aula também faz parte do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, ampliando as reflexões, os debates e todo o processo de aprendizagem, por meio de visitas guiadas a museus, teatros, parques, institutos, fundações entre outros, favorecendo a integração das turmas e complementando projetos interdisciplinares.

  • Protagonismo
    • Reaja – Reflexão, Equilíbrio e Ação Junto ao Ambiente
      O Grupo Reaja, criado em 2007, por alunos da 3º série do Ensino Médio, desenvolve importantes campanhas de responsabilidade socioambiental e estimula ações sustentáveis em toda a comunidade do Colégio Rio Branco. Além de propor soluções ecológicas simples, busca, ainda, fomentar reflexões sobre sustentabilidade, a partir da vivência cotidiana do colégio.
    • Monitoria – Amizade, Lealdade e Honra
      O grupo de Monitoria do Colégio Rio Branco desenvolve e estimula os princípios da amizade, da lealdade e da honra, que norteiam todas as atividades do grupo. O projeto permite aos alunos integrantes atuarem em eventos, saídas culturais e demais atividades do colégio, apoiando professores e colegas com responsabilidade, disciplina, autonomia e liderança.
      Para participar, o aluno precisa apresentar bom desempenho escolar e, sobretudo, ter vontade de transformar, positivamente, o ambiente e a comunidade.
    • Simulações de Ambientes Diplomáticos
      As atividades propõem a análise de complexas questões mundiais sob diferentes perspectivas, desenvolvendo, a retórica, a argumentação e o conhecimento de temas atuais da agenda internacional. O Colégio Rio Branco incentiva e promove a participação de seus alunos nas seguintes atividades:
      - CRB Model Congress – o encontro, idealizado e conduzido por alunos, reproduz a rotina do Congresso Nacional.
      - Mini ONU da PUC-MG – um dos mais importantes eventos de simulação diplomática para alunos de Ensino Médio, no qual o Colégio Rio Branco tem-se destacado.

Cursos Livres

Gratuitos

Natação Natação*
Esportes Esportes
Coral Coral
Teatro Teatro
Xadrez Xadrez
Robótica Robótica
Rugby Rugby
Oficina de artes Oficina de artes
Libras Libras
Espanhol Espanhol

Pagos

Judô Judô
Balé Balé
Inglês Inglês Cel.Lep
* Na Unidade Granja Vianna, para alunos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental