Ensino Médio no Colégio Rio Branco

Competência pessoal com impacto social

Diferente para fazer a Diferença

  • Protagonismo

    Despertar talentos e múltiplas habilidades para a vida

  • Respeito à diversidade

    Promover vivências nas infinitas possibilidades

  • Desenvolvimento global

    Formar cidadãos para um mundo em constante transformação

  • Resultados acadêmicos

    Apoiar os alunos em seus projetos de vida

  • Competência pessoal com impacto social

    Formar crianças e jovens em pessoas transformadoras é o compromisso do Colégio Rio Branco. Nossos alunos percorrem uma trajetória de desenvolvimento e descobertas, tornando-se cidadãos competentes para transformarem sonhos e projetos de vida em realidade.

Transformação

Cada aluno é protagonista de seu aprendizado. A partir de experiências e vivências cuidadosamente planejadas, revelam-se múltiplos talentos e habilidades.

Coletivo Humana Mente

Com 5 anos de atividades, o projeto reúne alunos e professores em torno de reflexões sobre temas complexos, como guerras mundiais, intolerância, imigração e muitos outros. O projeto já foi premiado pela ONU Mulheres e apresentou para a comunidade peças teatrais, produções audiovisuais e artísticas, como a construção de uma baleia de 6 metros com 4 mil copos plástico sutilizados.

  Cursos Livres

Todos os Cursos Livres são desenvolvidos e planejados para ampliar as possibilidades de formação de crianças e jovens, além de oferecerem para as famílias opções de qualidade. São mais de 20 atividades gratuitas, que exploram a criatividade, as habilidades esportivas e as competências artísticas.

  Um musical para chamar de seu

Pelos palcos da escola já passaram adaptações de musicais consagrados, como Família Adams, Grease, Mamma Mia e Chicago. Os alunos são apoiados e incentivados a desenvolverem projetosculturais, que surpreendem pela qualidade em cada detalhe. As produções envolvem alunos e ex-alunos em incríveis apresentações.

Amizade, Lealdade e Honra — Isso é a Monitoria
  Amizade, Lealdade e Honra — Isso é a Monitoria

Por meio deste programa pioneiro do Colégio Rio Branco, desenvolvido há mais de 20 anos, alunos atuam em eventos e atividades culturais da escola, apoiando os professores e desenvolvendo a liderança.

Competências Globais
  Competências Globais

Temas atuais da agenda nacional e internacional são aprofundados a partir de simulações diplomáticas. Alunos assumem os papeis de líderes de órgãos mundiais e colocam em prática a retórica e a argumentação.

Mais do que um show de talentos
  Mais do que um show de talentos

O Viva Fest expressa a valorização da cultura e suas múltiplas possibilidades. O evento é desenvolvido integralmente pelos alunos, com apoio da Orientação Educacional, como uma verdadeira empresa de produção cultural.

Nos palcos da escola
  Nos palcos da escola

O Grupo de Teatro Rio Branco tem mais de 30 anos e centenas de alunos já passaram pelos palcos da escola, deixando suas marcas. Por meio de um trabalho sólido e profundo, crianças e jovens se expressam usando a linguagem artística, desenvolvendo a autonomia, a crítica e a consciência de si mesmos e do coletivo.

Inovação

Juntos, educadores e alunos se desenvolvem, ampliam possibilidades e transformam a escola. É no dia a dia que nascem as ideias, projetos e sonhos.

Parceria com a Harvard em Neurociência na Educação

A aplicação da Neurociência ao ensino é uma das principais tendências na área da Educação e o Colégio Rio Branco é a primeira instituição brasileira a fazer parte do programa Research Schools International, da Harvard Graduate School of Education, que aproxima a experiência da escola com a pesquisa no campo denominado “Mind, Brain and Education”.

Encontro com a Direção
  Encontro com a Direção

A valorização do relacionamento com as famílias levou o Colégio Rio Branco a criar, em 2012, uma ação pioneira: os Encontros com a Direção. O grande diferencial desse projeto é a formação de um espaço qualificado para o debatede assuntos desafiadores para pais e educadores. Ao longo desses anos, já foram abordados diversos temas, como bullying, autoestima, construção da autonomia, entre outros, além de palestras especiais com convidados especiais.

Novas possibilidades, mais conectividade
  Novas possibilidades, mais conectividade

Ambientes flexíveis de aprendizagem e práticas inovadoras foram importantes pilares da implementação do Google for Education na escola. O Colégio Rio Branco é uma escola Google desde 2016 e se destaca pela utilização da plataforma por alunos, professores e colaboradores, em múltiplos projetos.

Inspiração: parceria com a Finlândia
  Inspiração: parceria com a Finlândia

A Finlândia é reconhecida como um país de excelência em educação. O Colégio Rio Branco, desde 2006, mantém uma estreita parceria com os principais órgãos e instituições educacionais finlandesas e, hoje, somos considerados um hub da Finlândia no Brasil.

Excelência

A formação vai além da sala de aula. No dia a dia da escola, os alunos ampliam suas visões de si e do mundo, desenvolvendo a autonomia e a determinação, para que possam construir projetos de vida.

Uma expedição na selva

Descobertas, aventuras e aprendizado. Em parceria com a Operation Wallacea, os alunos integram expedições científicas para Honduras e África do Sul, acompanhados por pesquisadores do mundo todo.

Dentro de Harvard e do MIT
Dentro de Harvard e do MIT
  Dentro de Harvard e do MIT

Estímulo à liderança, ao empreendedorismo e à inovação. As férias de julho ficam especiais com o programa de pré-intercâmbio desenvolvido em parceria com o Boston Cambridge Institute, que oferece atividades nas melhores universidades do mundo - Bentley College, Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

  Módulos Eletivos

A partir de preferências e aptidões, os alunos têm a oportunidade de estruturar uma grade de atividades especiais e diversificadas. Os Módulos Eletivos são atividades optativas, certificadas e gratuitas, que contemplam o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas.

História da Arte, Linguagem Cinematográfica, Game Factory, Empreendedorismo, Matemática nos Grandes Vestibulares, Reponsabilidade Socioambiental, Meditação, Orientação Profissional são alguns dos módulos que estimulam a criatividade e o aprendizado.

#TamoJunto
  #TamoJunto

Os professores acompanham de perto a trajetória dos alunos. O dia a dia é uma construção coletiva de conhecimento e os professores entendem os desafios dos vestibulares. Assim, os educadores marcam presença nos locais de prova do Enem e da Fuvest, para acolher os alunos e dar uma força a mais!

  Laboratório das Palavras

O Laboratório de Redação amplia as habilidades necessárias para a realização de um texto de destaque. Cada aluno recebe uma devolutiva individual, para que possa se desenvolver continuamente.

  Do Rio Branco para o mundo

O sonho de realizar o ensino superior no exterior também é apoiado pelo Colégio Rio Branco. Os alunos contam com a orientação dos educadores para estruturarem os documentos necessários para o ingresso. Outro aspecto é a possibilidade de formar um currículo atrativo e competitivo, a partir da variedade de opções dos Módulos Eletivos.

Projeção

Nossos alunos percorreram um caminho de muito trabalho, dedicação e estudo e comemoramos os altos índices de aprovação nos principais vestibulares do Brasil e do mundo.

Para sempre Riobranquinos

O Colégio Rio Branco comemora a finalização da 3ª série do Ensino Médio de uma forma muito especial. A Colação de Grau reúne familiares e educadores na Sala São Paulo, um dos espaços de cultura mais importantes de São Paulo.

Aprovados nos maiores Vestibulares


  Nome na lista

É com muito orgulho que vemos nossos alunos encerrarem suas vivências no Colégio Rio Branco com grandes conquistas. Desejamos sucesso aos nossos eternos riobranquinos!

Confira a lista de alunos aprovados
Caroline Coelho
  Caroline Coelho
Publicidade&Propaganda e Marketing • University of Denver, Southern Methodist University, University of Colorado Boulder, University of Miami e University of Florida

"Universidades americanas valorizam demais atividades extracurriculares. Portanto, acredito que as oportunidades que tive no colégio não só me ajudaram a ser aceita, mas também me trouxeram experiências de vida, inclusive indicando o caminho profissional que desejo seguir. O Rio Branco é uma instituição que pode encaminhar alunos tanto para o vestibular tradicional quanto para faculdades internacionais."

Paulo Nakaya
  Paulo Nakaya
Química • USP, Unicamp, Unesp e UFSCar

"Todos me marcaram de alguma forma e contribuíram para formar o indivíduo que sou hoje."

Rafael Chebab
  Rafael Chebab
Engenharia Civil • Unicamp
Engenharia Mecatrônica • Insper

"A minha turma criou um vínculo muito forte com os professores e orientadores, facilitando o sucesso de muitos alunosem um ano de muita pressão e estudos. Sou muito grato a essa escola."

Letícia Martins
  Letícia Martins
Medicina • Faculdade de Ciências Médicas de Santos
Nutrição • USP, Unesp e Federal de Goiás

"Acredito que esses resultados positivos que consegui foram fruto da minha dedicação e comprometimento, aliado à infraestrutura do colégio, que sempre proporcionou ferramentas para que eu pudesse crescer pessoal e profissionalmente. Eu guardo muito carinho e amor pelo Rio Branco e faria tudo de novo."

Allan Brunstein
  Allan Brunstein
Engenharia Elétrica • USP
Engenharia de Produção • Unicamp

"Muitas atividades foram fundamentais para que eu pudesse construir e aprofundar um raciocínio lógico e substancial para minha aprovação no vestibular."