Ensino Médio no Colégio Rio Branco

Competência pessoal com impacto social

Diferente para fazer a Diferença

  • Protagonismo

    Despertar talentos e múltiplas habilidades para a vida

  • Respeito à diversidade

    Promover vivências nas infinitas possibilidades

  • Desenvolvimento global

    Formar cidadãos para um mundo em constante transformação

  • Resultados acadêmicos

    Apoiar os alunos em seus projetos de vida

  • Competência pessoal com impacto social

    Formar crianças e jovens em pessoas transformadoras é o compromisso do Colégio Rio Branco. Nossos alunos percorrem uma trajetória de desenvolvimento e descobertas, tornando-se cidadãos competentes para transformarem sonhos e projetos de vida em realidade.

Transformação

Cada aluno é protagonista de seu aprendizado. A partir de experiências e vivências cuidadosamente planejadas, revelam-se múltiplos talentos e habilidades.

Um musical para chamar de seu

Pelos palcos da escola já passaram adaptações de musicais consagrados, como Família Adams, Grease, Mamma Mia e Chicago. Os alunos são apoiados e incentivados a desenvolverem projetosculturais, que surpreendem pela qualidade em cada detalhe. As produções envolvem alunos e ex-alunos em incríveis apresentações.

  Cursos Livres

Todos os Cursos Livres são desenvolvidos e planejados para ampliar as possibilidades de formação de crianças e jovens, além de oferecerem para as famílias opções de qualidade. São mais de 20 atividades gratuitas, que exploram a criatividade, as habilidades esportivas e as competências artísticas.

  Coletivo Humana Mente

Premiado pela ONU Mulheres, este projeto nasceu em 2013 com a missão de unir alunos e professores em torno de reflexões sobre temas complexos, pautando-se na colaboração e na interdisciplinaridade. Os debates sobre guerras mundiais, ditadura militar, imigração e intolerância resultaram em peças de teatro, produções audiovisuais, exposições e muito mais.

Amizade, Lealdade e Honra — Isso é a Monitoria
  Amizade, Lealdade e Honra — Isso é a Monitoria

Por meio deste programa pioneiro do Colégio Rio Branco, desenvolvido há mais de 20 anos, alunos atuam em eventos e atividades culturais da escola, apoiando os professores e desenvolvendo a liderança.

Competências Globais
  Competências Globais

Temas atuais da agenda nacional e internacional são aprofundados a partir de simulações diplomáticas. Alunos assumem os papeis de líderes de órgãos mundiais e colocam em prática a retórica e a argumentação.

Mais do que um show de talentos
  Mais do que um show de talentos

O Viva Fest expressa a valorização da cultura e suas múltiplas possibilidades. O evento é desenvolvido integralmente pelos alunos, com apoio da Orientação Educacional, como uma verdadeira empresa de produção cultural.

Nos palcos da escola
  Nos palcos da escola

Em 30 anos do Grupo de Teatro Rio Branco, centenas de alunos passaram pelos palcos da escola e deixaram suas marcas. Por meio de um trabalho sólido e profundo, crianças e jovens se expressam usando a linguagem artística, desenvolvendo a autonomia, a crítica e a consciência de si mesmos e do coletivo.

Inovação

Juntos, educadores e alunos se desenvolvem, ampliam possibilidades e transformam a escola. É no dia a dia que nascem as ideias, projetos e sonhos.

Parceria com a Harvard em Neurociência na Educação

A aplicação da Neurociência ao ensino é uma das principais tendências na área da Educação e o Colégio Rio Branco é a primeira instituição brasileira a fazer parte do programa Research Schools International, da Harvard Graduate School of Education, que aproxima a experiência da escola com a pesquisa no campo denominado “Mind, Brain and Education”.

Encontro com a Direção
  Encontro com a Direção

A valorização do relacionamento com as famílias levou o Colégio Rio Branco a criar, em 2012, uma ação pioneira: os Encontros com a Direção. O grande diferencial desse projeto é a formação de um espaço qualificado para o debatede assuntos desafiadores para pais e educadores. Ao longo desses anos, já foram abordados diversos temas, como bullying, autoestima, construção da autonomia, competências não-cognitivas, entre outros.

Novas possibilidades, mais conectividade
  Novas possibilidades, mais conectividade

Ambientes flexíveis de aprendizagem e práticas inovadoras foram importantes pilares da implementação do Google for Education na escola. O Colégio Rio Branco é uma escola Google desde 2016 e se destaca pela utilização da plataforma por alunos, professores e colaboradores, em múltiplos projetos.

Inspiração: parceria com a Finlândia
  Inspiração: parceria com a Finlândia

A Finlândia é reconhecida como um país de excelência em educação. O Colégio Rio Branco, desde 2006, mantém uma estreita parceria com os principais órgãos e instituições educacionais finlandesas e, hoje, somos considerados um hub da Finlândia no Brasil.

Excelência

A formação vai além da sala de aula. No dia a dia da escola, os alunos ampliam suas visões de si e do mundo, desenvolvendo a autonomia e a determinação, para que possam construir projetos de vida.

Um mergulho na natureza

Descobertas, aventuras e aprendizado. Em parceria com a Operation Wallacea, os alunos integraram uma expedição para Honduras, ao lado de pesquisadores do mundo inteiro.

Dentro de Harvard e do MIT
Dentro de Harvard e do MIT
  Dentro de Harvard e do MIT

Estímulo à liderança, ao empreendedorismo e à inovação. As férias de julho ficam especiais com o programa de pré-intercâmbio desenvolvido em parceria com o Boston Cambridge Institute, que oferece atividades nas melhores universidades do mundo - Bentley College, Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

  Módulos Eletivos

A partir de preferências e aptidões, os alunos têm a oportunidade de estruturar uma grade de atividades especiais e diversificadas. Os Módulos Eletivos são atividades optativas, certificadas e gratuitas, que contemplam o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas.

História da Arte, Linguagem Cinematográfica, Game Factory, Empreendedorismo, Matemática nos Grandes Vestibulares, Reponsabilidade Socioambiental, Meditação, Orientação Profissional são alguns dos módulos que estimulam a criatividade e o aprendizado.

#TamoJunto
  #TamoJunto

Os professores acompanham de perto a trajetória dos alunos. O dia a dia é uma construção coletiva de conhecimento e os professores entendem os desafios dos vestibulares. Assim, os educadores marcam presença nos locais de prova do Enem e da Fuvest, para acolher os alunos e dar uma força a mais!

  Laboratório das Palavras

O Laboratório de Redação amplia as habilidades necessárias para a realização de um texto de destaque. Cada aluno recebe uma devolutiva individual, para que possa se desenvolver continuamente.

  Do Rio Branco para o mundo

O sonho de realizar o ensino superior no exterior também é apoiado pelo Colégio Rio Branco. Os alunos contam com a orientação dos educadores para estruturarem os documentos necessários para o ingresso. Outro aspecto é a possibilidade de formar um currículo atrativo e competitivo, a partir da variedade de opções dos Módulos Eletivos.

Projeção

Nossos alunos percorreram um caminho de muito trabalho, dedicação e estudo e comemoramos os altos índices de aprovação nos principais vestibulares do Brasil e do mundo.

Para sempre Riobranquinos

O Colégio Rio Branco comemora a finalização da 3ª série do Ensino Médio de uma forma muito especial. A Colação de Grau reúne familiares e educadores na Sala São Paulo, um dos espaços de cultura mais importantes de São Paulo.

Aprovados nos maiores Vestibulares do país


  Nome na lista

É com muito orgulho que vemos nossos alunos encerrarem suas vivências no Colégio Rio Branco com grandes conquistas. Desejamos sucesso aos nossos eternos riobranquinos!

Guilherme Silveira
  Guilherme Silveira
Engenharia Civil • Poli-USP (1º lugar pelo Sisu)

"A escola sempre me proporcionou uma boa base para que eu conseguisse os resultados de agora. Sempre me apoiou, não só no âmbito acadêmico, mas na construção do meu caráter. As aulas foram muito importantes nesses últimos anos e me ajudaram a me preparar para o vestibular. Os simulados também foram importantes, pois testavam os conhecimentos e o cansaço emocional e físico dessas provas."

Clara Zanetti
  Clara Zanetti
Ciências Contábeis • USP Ciências Econômicas • Insper Economia • FGV

"A participação no Grupo de Teatro Rio Branco e nas simulações diplomáticas foram importantes e me marcaram. As simulações desenvolveram várias habilidades e me ajudaram a escolher meu curso e minha carreira. Desde a 1ª série do Ensino Médio, eu já tinha essa visão de vestibular na cabeça e já comecei a me preparar."

Renan Barros
  Renan Barros
Engenharia de Produção • UFSCAR Engenharia • USP

"Estudei no Colégio Rio Branco desde o Jardim I, passei minha vida aqui e vi muitas mudanças boas acontecerem. Tenho muitas boas lembranças, como amigos, professores, funcionários, passeios, aulas e só posso agradecer por todo apoio e por toda atenção. A escola nos oferece oportunidades para sempre conseguirmos atingir mais e nos motiva e incentiva para alcançar nossos objetivos. Fui muito feliz no Rio Branco."

ALICE SAYEG BURD

ALICE SAYEG BURD

Psicologia - Anhembi Morumbi

ALÍCIA CRISTINA BERANGER FEDERIGHI

ALÍCIA CRISTINA BERANGER FEDERIGHI

Administração - FRB

AMANDA YU MI BEAK

AMANDA YU MI BEAK

Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie

ARTHUR KAUFMANN SANCHEZ

ARTHUR KAUFMANN SANCHEZ

Engenharia Florestal - USP

ARTUR MARANGONI CABRAL FAGUNDES

ARTUR MARANGONI CABRAL FAGUNDES

Direito - PUC

BARBARA MARANGONI CABRAL FAGUNDES

BÁRBARA MARANGONI CABRAL FAGUNDES

Direito - PUC

BEATRIZ ALVES TADINI

BEATRIZ ALVES TADINI

Gastronomia - Senac

BEATRIZ FONTERRADA VOLPE

BEATRIZ FONTERRADA VOLPE

Psicologia - UFPI e PUC

BEATRIZ FORONI CAMPANELLA

BEATRIZ FORONI CAMPANELLA

Administração - Insper

BIANCA DE LIMA CHRISPIANO

BIANCA DE LIMA CHRISPIANO

Direito - Instituto de Direito Público de São Paulo

BRUNA DE OLIVEIRA AGUIRRE

BRUNA DE OLIVEIRA AGUIRRE

Letras - UFMG, Unicamp e USP
Jornalismo - Cásper Líbero

BRUNA NOGUEIRA CORREA

BRUNA NOGUEIRA CORREA

Engenharia de Produção - Mackenzie

CAIO NUNES SEQUEIRA

CAIO NUNES SEQUEIRA

Publicidade e Propaganda - Mackenzie

CAMILA LOLLI DOMINGUES

CAMILA LOLLI DOMINGUES

Administração - ESPM, Mackenzie e Insper

CAMILA TRIANDAFELIDES ALVES RODRIGUES

CAMILA TRIANDAFELIDES ALVES RODRIGUES

Gastronomia - Anhembi Morumbi
Administração - ESPM

EDUARDO DIAS FERREIRA PEREIRA

EDUARDO DIAS FERREIRA PEREIRA

Engenharia de Produção - Mackenzie

EDUARDO MORENO ROSA

EDUARDO MORENO ROSA

Medicina - Einstein

EDUARDO TIGRE ABREU FERREIRA

EDUARDO TIGRE ABREU FERREIRA

Ciências Contábeis - PUC e Mackenzie

ENZO FINCO CARLANA

ENZO FINCO CARLANA

Engenharia - FEI e Mackenzie

ENZO TADEU GARCIA TORTI

ENZO TADEU GARCIA TORTI

Publicidade e Propaganda - Mackenzie e Cásper Líbero

FABIANA MORENO ROSA

FABIANA MORENO ROSA

Jornalismo - ESPM, Mackenzie e PUC

FRANCESCA MARIUTTI

FRANCESCA MARIUTTI

Direito - PUC

GABRIEL ISIQUE BACAL

GABRIEL ISIQUE BACAL

Administração - Mackenzie
Economia - PUC

GABRIEL ROMIO FAMÁ

GABRIEL ROMIO FAMÁ

Engenharia - FEI

GABRIELA DE ANGELIS SZIKSZAY

GABRIELA DE ANGELIS SZIKSZAY

Farmácia - Mackenzie

GABRIELLE CRISTINA RUBIRA

GABRIELLE CRISTINA RUBIRA

Direito - Mackenzie

GIANCARLO ROGGIERI BRASILEIRO

GIANCARLO ROGGIERI BRASILEIRO

Ciências Sociais - Unifesp

GIOVANA CRUZ FRANCESCONI

GIOVANA CRUZ FRANCESCONI

Direito - PUC e UFMG

GIOVANNA DIAS AGUIAR

GIOVANNA DIAS AGUIAR

Engenharia Civil - IFSUL

GIULIA RASCIO GIOSA

GIULIA RASCIO GIOSA

Nutrição - São Camilo e Mackenzie
Relações Internacionais - ESPM
Engenharia de Produção - UTFPR

GUILHERME SERRANO SILVA

GUILHERME SERRANO SILVA

Jornalismo - PUC, Mackenzie e Cásper Líbero

GUSTAVO ALVES LIMA TRAD

GUSTAVO ALVES LIMA TRAD

Arquitetura - PUC

ISABELLA DRASZESSKI MALAGÓ

ISABELLA DRASZESSKI MALAGÓ

Biomedicina - Unifesp e Unesp
Ciências Biomédicas - USP

ISABELLE MORENO DE LARA

ISABELLE MORENO DE LARA

Rádio, TV e Internet - Cásper Líbero
Comunicação e Multimeios - PUC

IVAN-VERLANGIERI

IVAN VERLANGIERI

Química - UFRGS e USP

JOÃO PAULO BLANCO VIDOTTI

JOÃO PAULO BLANCO VIDOTTI

Engenharia Agronômica - Unesp

JULIA GARNICA CARVALHO

JULIA GARNICA CARVALHO

Física - IFSP

JULIANA ALEXANDRINO BARALDI

JULIANA ALEXANDRINO BARALDI

Arquitetura - Belas Artes

JULIANA PEDREIRA LEAL

JULIANA PEDREIRA LEAL

Relações Internacionais - ESPM

KAROLINA DIAS LOPES

KAROLINA DIAS LOPES

Publicidade e Propaganda - ESPM e Cásper Libero
Ciências Sociais - PUC

LARISSA GOMES LOWENSTEIN

LARISSA GOMES LOWENSTEIN

Fisioterapia - São Camilo

LAURA MONTEIRO GARCIA

LAURA MONTEIRO GARCIA

Relações Internacionais - ESPM

LEONARDO CAPELLA

LEONARDO CAPELLA

Psicologia - Mackenzie
Administração - PUC

LUCAS PEREZ AGUIAR

LUCAS PEREZ AGUIAR

Administração Pública - Insper

LUIS GUILHERME SILVA MATIAS

LUIS GUILHERME SILVA MATIAS

Publicidade e Propaganda - ESPM
Direito - FGV

MANUEL ANTONIO LÓPEZ GONZÁLEZ

MANUEL ANTONIO LÓPEZ GONZÁLEZ

Sistemas de Informação - USP
Matemática - IFSP

MARIA YASMIN MARINHO LODI

MARIA YASMIN MARINHO LODI

Direito - PUC

MARIANA DOMINGUES DE MENDONÇA JACOB

MARIANA DOMINGUES DE MENDONÇA JACOB

Arquitetura e Urbanismo - Belas Artes

MARIANA MARTINS EMERICK DA SILVA

MARIANA MARTINS EMERICK DA SILVA

Administração Pública - FGV
Artes Cênicas - Unicamp

MATEUS GOTTSCHALL SÁ

MATEUS GOTTSCHALL SÁ

Psicologia - Mackenzie

MATEUS MARTINS TORRES

MATEUS MARTINS TORRES

Engenharia Elétrica - USP e Unicamp
Sistema da Informação - USP

MATHEUS GUERRA JÚDICE MESQUITA

MATHEUS GUERRA JÚDICE MESQUITA

Engenharia - Mauá e FEI

NATÁLIA NÓBREGA DOMINGUES

NATÁLIA NÓBREGA DOMINGUES

Design - ESPM

NOEMI RODRIGUES LEITE

NOEMI RODRIGUES LEITE

Publicidade e Propaganda - Cásper Líbero e Anhembi Morumbi

NUNO HOLANDA SÁ DO ESPIRITO SANTO

NUNO HOLANDA SÁ DO ESPIRITO SANTO

Produção Cultural - FAAP
Artes Cênicas - Interpretação Teatral SP e Unesp

PEDRO BULHÕES CAMARGO KOSA

PEDRO BULHÕES CAMARGO KOSA

Jornalismo - PUC

PEDRO HENRIQUE MAYRINK ALVES

PEDRO HENRIQUE MAYRINK ALVES

Economia - Insper

PEDRO HENRIQUE RAMOS SILVA

PEDRO HENRIQUE RAMOS SILVA

Ciências Biológicas - Unipampa

PIETRA FIGUEIREDO AZZI

PIETRA FIGUEIREDO AZZI

Design - Instituto Europeu de Design e Mackenzie

PIETRO NAUFAL ZANARDO

PIETRO NAUFAL ZANARDO

Direito - PUC, Mackenzie e FGV

RAFAEL PEPE ROMANO

RAFAEL PEPE ROMANO

Artes Visuais - Belas Artes

RAFAELA DE ASSIS ARAUJO

RAFAELA DE ASSIS ARAUJO

Administração - UFRRJ
Psicologia - PUC-RJ, UNIRIO e Mackenzie

RAFAELLA PIRAGINI FERNANDES

RAFAELLA PIRAGINI FERNANDES

Jornalismo - Cásper Líbero

RAISSA MENEZES CRUZ MOREIRA LUZ

RAÍSSA MENEZES CRUZ MOREIRA LUZ

Psicologia - Mackenzie

RENAN PIRES DE MIRANDA

RENAN PIRES DE MIRANDA

Direito - PUC

RODRIGO PEREIRA CURI

RODRIGO PEREIRA CURI

Publicidade e Propaganda - Mackenzie

SOPHIA FERRAZ DO AMARAL COLAMEO

SOPHIA FERRAZ DO AMARAL COLAMEO

Administração - Mackenzie

STELLA BITTAR SEGALLA

STELLA BITTAR SEGALLA

Direito - FGV

STEPHANIE FERRARI KOUTCHOUK

STEPHANIE FERRARI KOUTCHOUK

Fisioterapia - Mackenzie

TAMARA CRESPIN

TAMARA CRESPIN

Arquitetura - Mackenzie e Escola da Cidade

VINÍCIUS DE OLIVEIRA KANASHIRO

VINÍCIUS DE OLIVEIRA KANASHIRO

Ciências Econômicas e Engenharia de Produção - Anhembi Morumbi
Economia - PUC

VITOR KENZO FUKUMORI

VITOR KENZO FUKUMORI

Biomedicina - UFSCar

Aprovados em Universidades Internacionais

GUILHERME MORA
  GUILHERME MORA
Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial - Universidade de Coimbra (PT)

"Foi por meio dos ensinamentos do Colégio Rio Branco que eu tive a capacidade de ser bem sucedido nos vestibulares que prestei. Os professores ensinam muito mais do que as matérias em sala de aula, ensinam a ter calma, a entender as particularidades de cada prova, as estratégias a serem traçadas, ou seja, fiquei realmente preparado e tranquilo. Além de tudo isso, quero ressaltar todos os simulados e provas que fizemos. Isso, com certeza, foi importantíssimo."

GIOVANNA GONCALVES ZAMORA

GIOVANNA GONCALVES ZAMORA

Managenent - Purdue University (EUA)
Boulder Pre-Engineering - University of Colorado (EUA)
Engenharia Civil - Mackenzie

LARISSA PIRES CALADO

LARISSA PIRES CALADO

Gastronomia e Direito - Anhembi Morumbi
Direito - Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal)

LÍVIA VIEIRA LOPES DA SILVA

LÍVIA VIEIRA LOPES DA SILVA

Biologia - Selkirk College (Canadá)
General Science - Langara College (Canadá)

NINO CONSOLINI CIRENZA

NINO CONSOLINI CIRENZA

Jornalismo - Universidade de Coimbra (Portugal)

RAFAEL NAGAOKA COELHO

RAFAEL NAGAOKA COELHO

Psicologia - Universidade de Coimbra (Portugal)

VITTORIO BORTOLAI ARANHA ALVES

VITTORIO BORTOLAI ARANHA ALVES

Jornalismo - Mackenzie, PUC, Cásper Líbero e Universidade de Coimbra (Portugal)