29/03/2016

Seminário sobre o sistema educacional finlandês contou com presença da Ministra da Educação da Finlândia

Qualidade, eficiência, igualdade, internacionalização. Essas são as marcas do sistema educacional da Finlândia, país onde a educação é considerada fator decisivo para a competitividade, sendo referência na área e destaque nos principais rankings mundiais.

Para apresentar importantes aspectos da educação finlandesa, o Colégio Rio Branco promoveu, em 29 de março, o seminário internacional “Finlândia: Novas Tendências em Educação”, com a presença da Ministra da Educação e Cultura da Finlândia, Sanni Grahn-Laasonen, e de representantes de órgãos e instituições educacionais do país.

O encontro foi realizado em parceria com a Embaixada da Finlândia e o Finpro e com apoio da Federação dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Feeesp), do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp), do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), da Humus e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

O superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Marco Rossi, ressaltou a parceria da instituição com a Finlândia, que ocorre desde 2006 e permite o intercâmbio das melhores práticas na área. Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, destacou a importância desses encontros, por permitir a reflexão sobre a qualidade da educação e a inspiração para projetos inovadores.

A ministra da Finlândia apresentou aspectos marcantes do sistema educacional do país e sobre o papel estratégico da educação para o desenvolvimento da sociedade. Leia Mais


Seminário Internacional “Finlândia: Novas Tendências em Educação”

A formação de professores foi abordada pelo reitor da Faculdade de Educação da Universidade de Tampere, Risto Honkonen, que falou das premissas para o desenvolvimento dos educadores. Leia mais

A reitora da Faculdade de Educação da Universidade de Jyväskylä, Marja Leena Laakso, falou sobre as mudanças que a Finlândia promoveu no sistema educacional nas últimas décadas e sobre os processos dinâmicos de construção e reforma do Core Curriculum. Leia mais

Os desafios para tornar a escola mais atraente foram apresentados pela diretora da Tampere University of Applied Sciences, Carita Prokki. Leia mais

O encontro foi finalizado com a realização de workshops simultâneos, coordenados por representantes de instituições educacionais da Finlândia. Os temas abordados foram Desenvolvimento de currículo, Treinamento de professores, Como tornar a escola mais atraente, Aprendizagem digital e soluções para celulares, Construindo o amor pela aprendizagem, Atrair, encontrar e contratar grandes mestres.

Marcaram presença no encontro, Jaana Palojärvi, diretora de Relações Internacionais do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia; Markku Virri, Embaixador da Finlândia no Brasil; Jan Jarne, Cônsul Honorário do Brasil em São Paulo; Carlos Jerônimo da Silva Gueiros, presidente do Conselho Superior da Fundação de Rotarianos de São Paulo; e Ivo Nascimento, 1º vice-presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo.