29/03/2016

Ministra da Educação da Finlândia participa de Seminário Internacional

“Nossos sistemas educacionais são desafiados por tendências mundiais, tecnologia, necessidade de inovação, imigração. Procuramos por estratégias e politicas sustentáveis para acompanhar as necessidades de nossa sociedade e de nossa economia”. Com esta afirmação, a Ministra da Educação e Cultura da Finlândia, Sanni Grahn-Laasonen, abriu o seminário internacional “Finlândia: Novas Tendências em Educação”.

Segundo a ministra, o país tem a educação como condição necessária para a prosperidade, existindo a ampla compreensão da sociedade de que qualidade nesta área é essencial para competir globalmente.

O sistema educacional finlandês passou por transformações ao longo das últimas décadas, sendo uma variedade de ideais e culturas, com visão de futuro desde o início. “Nosso sistema funciona, pois desde o começo tivemos como valores a igualdade e a educação gratuita para todos. Estamos sempre reprojetando e reconsiderando nosso sistema, para aprender uns com os outros”, ressaltou.


Ministra da Educação e Cultura da Finlândia, Sanni Grahn-Laasonen

Sanni Grahn-Laasonen destacou a valorização dos professores, com o oferecimento de capacitação ao longo da carreira. “Os professores finlandeses, de todos os níveis, devem ter mestrado. Confiamos muito em nossos professores, que têm muita autonomia em seu trabalho”, explicou.

A recente criação de um fórum educacional de professores foi apresentada pela ministra. A iniciativa teve início em janeiro e reúne representantes e educadores das diversas instâncias educacionais do país, com o objetivo de refletir sobre novas visões para a educação.

“A Finlândia é um país onde as pessoas querem aprender coisas novas o tempo inteiro. Promovemos uma educação moderna e queremos encorajar novas pedagogias e o aprendizado digital. A alegria de ensinar deve fazer parte, temos que apoiar essa educação de qualidade e igualitária”, finalizou, destacando a importância da parceria entre Brasil e Finlândia.


Agende uma visita

Entre em contato para agendarmos uma visita :-)

 
Enviar