29/03/2016

Construção e reforma do currículo

Qualidade, eficiência e igualdade são palavras chaves da educação finlandesa. A reitora da Faculdade de Educação da Universidade de Jyväskylä, Marja-Leena Laakso, falou sobre as mudanças que a Finlândia promoveu no sistema educacional aos longos dos anos e sobre os processos dinâmicos de construção e reforma do currículo.

Durante a palestra, a reitora apresentou as instâncias educacionais do país, sua hierarquia e processos. Explicou, ainda, a evolução do currículo finlandês com alterações no sistema de ensino, em ciclos de 10 anos, começando nos anos 1960 até os dias atuais. Hoje, após, aperfeiçoamentos, a Finlândia ocupa posição de destaque entre as melhores do mundo em educação.

Segundo Marja-Leena Laakso, o princípio da educação no país é o aprendizado para a vida, sendo que todas as reformas educacionais aconteceram baseadas em estudos e evidências, com foco nos estudantes, nos professores e nas escolas.

Para a construção de um currículo, muito importante em todos os níveis de ensino, a reitora destacou aspectos essenciais: o desenvolvimento das escolas, a alegria no aprendizado, a autonomia dos estudantes e o estímulo à multidisciplinaridade com estudo baseado em projetos.


Marja-Leena Laakso, reitora da Faculdade de Educação da Universidade de Jyväskylä


Agende uma visita

Entre em contato para agendarmos uma visita :-)

 
Enviar