Novidades para 2018!

by Colégio Rio Branco 1. dezembro 2017 15:23

Para apresentar um projeto inovador e que alcance as demandas da sociedade contemporânea, foram considerados cenários de diferentes dimensões: no cenário nacional, a Base Nacional Comum Curricular e as perspectivas de um currículo flexível para o Ensino Médio. No cenário internacional, a necessidade de preparar indivíduos conectados com as questões globais e, ao mesmo tempo, respeitando sua identidade nacional. Além disso e, especialmente, a escola buscou inspiração nos seus alunos e professores para transformar a sala de aula em um ambiente ainda mais interessante, trazendo novidades para o currículo formal!

Assim, o último Encontro com a Direção do ano, realizado em 28 de novembro e 01 de dezembro, apresentou as novidades para o currículo em 2018!

Os coordenadores de Projeto e professores da escola, Ana Carolina Han e Caio Mendes, apresentaram aos pais as mudanças de currículo que ocorrem a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e que oferecem aos alunos oportunidades de ampliarem repertórios e conhecimentos para fazerem escolhas mais seguras no Ensino Médio.

A partir de múltiplos agrupamentos em determinadas áreas de conhecimento - Linguagens, Ciências da Natureza e Humanidades, os alunos desenvolvem, além de conhecimentos,  as competências socioemocionais, aprendendo a trabalhar com diferentes colegas e professores. Essa proposta amplia, ainda mais, as oportunidades de trabalhos interdisciplinares.

Temas do cotidiano também ganham novo enfoque e serão trabalhados dentro do currículo formal no "Cotidiano em Questão", a partir da Cultura Maker, das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas.

Temas da adolescência, como uso de drogas, sexualidade, redes sociais, cultura da vaidade, consumo e muitos outros, serão tratados de forma diferenciada, multidisciplinar e dentro do currículo do 8º ano do Ensino Fundamental.

Para permitir aos alunos uma projeção mais cuidadosa de seu futuro, os jovens do Ensino Médio poderão integrar módulos universitários. Serão diversos cursos ministrados por professores de universidades e profissionais de destaque nas mais diversas áreas.

Assim, num processo de metamorfose, o Rio Branco traz novas oportunidades de crescimento e aprendizado para alunos, educadores e família que, desde o Minimaternal, vivem uma história de aprendizagens, que pretende formar  pessoas melhores para um mundo melhor.

Comentar




biuquote
Loading