A importância da atividade física para além da saúde

Ginástica, exercícios e a prática de esportes contribuem para o desenvolvimento social e emocional de crianças e adolescentes 

A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida. De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira (2021), do Ministério da Saúde, quanto mais cedo for incentivada, ela se torna um hábito saudável na vida de crianças e adolescentes, potencializando os seus benefícios, como controle de peso, maior disposição e diminuição da chance de desenvolvimento de determinadas doenças

Além das vantagens para a saúde física, a prática regular de exercícios e esportes traz outras vantagens. “As atividades físicas ajudam na construção da autoestima, da autoconfiança e do autocontrole”, afirma Eduardo Brito, coordenador de Esportes da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco. “E a socialização que proporcionam auxilia na prevenção da depressão e do estresse, controlando a variação de humor, muito frequente nessa fase da vida”, acrescenta. 

Atividade física no ambiente escolar

A educação física deve ser obrigatória ao longo de todos os anos da Educação Básica, incluindo a Educação Infantil. De acordo com o Ministério da Saúde, deve ser oferecida mais de uma aula na semana, com a duração de 50 minutos cada.

É recomendável que as aulas incluam atividades diversificadas, interativas e desafiadoras, que tragam satisfação e que estimulem a confiança e a autonomia dos estudantes. Elas precisam envolver todos os alunos, independentemente de habilidades, deficiências e condições de saúde. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental, há seis unidades temática a serem trabalhadas: 

  • brincadeiras e jogos;
  • esportes; 
  • ginásticas; 
  • danças; 
  • lutas; 
  • práticas corporais de aventura.

Eduardo considera que as aulas de educação física criam uma grande expectativa nos alunos, pois são um componente curricular totalmente diferente dos outros. “O espaço, a forma de interação com os colegas, a relação com o corpo e a intensidade dos movimentos são aspectos que fazem da Educação Física um momento muito aguardado pelos estudantes”. 

Opções de acordo com cada perfil

Atualmente, as escolas oferecem uma gama de atividades físicas, visando atender a todos os interesses e perfis de estudantes. “Todos nós temos habilidades a serem desenvolvidas. Caso o aluno ou aluna ainda não tenha descoberto a sua habilidade ou afinidade, vale a pena uma boa conversa com o professor de Educação Física, pois ele vai ajudar a escolher o caminho”, recomenda.

O coordenador reforça a necessidade do esporte ou da atividade física escolhida fazer sentido para o aluno e atender às suas expectativas. “Às vezes, atividades como caminhar, frequentar uma academia, fazer uma corrida ou dançar combinam mais com a pessoa do que a prática de um esporte específico”, destaca.


Eduardo finaliza dizendo que “nessa fase, os grupos se formam de acordo com as afinidades. É preciso estar atento às preferências das crianças e adolescentes, pois eles podem fazer parte de diferentes grupos nessa etapa tão importante da vida”.

 

Confira 10 benefícios da atividade física para crianças e adolescentes:

  • promove o desenvolvimento humano e bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade;
  • melhora as habilidades de socialização;
  • melhora a saúde do coração e a sua condição física;
  • desenvolve habilidades motoras, como correr, saltar e arremessar;
  • melhora a qualidade do sono;
  • melhora o humor;
  • reduz a sensação de estresse e os sintomas de ansiedade e depressão;
  • ajuda no desempenho escolar;
  • auxilia na diminuição do risco de obesidade;
  • ajuda na adoção de uma vida saudável, contribuindo para a melhoria da alimentação e diminuição do sedentarismo (como o tempo em frente ao celular, computador, tablet, videogame e televisão).

Fonte: Guia de Atividade Física para a População Brasileira (2021), do Ministério da Saúde

Comentar