Adolescência: como lidar com essa fase e estreitar os laços com os jovens?

Um adolescente pode passar facilmente de um momento de euforia para um cenário de irritabilidade ou tristeza, dificultando o convívio em casa e na escola

A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizada por mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais significativas. “Esses fatores não ocorrem de forma linear ou uniforme em todos os adolescentes. O ritmo e a experiência da adolescência podem variar amplamente de pessoa para pessoa, influenciados por fatores individuais, culturais e ambientais”, afirma Maria Claudia Rocha, Orientadora Educacional do Colégio Rio Branco.

Por esse motivo, é fundamental que os adultos, tanto os pais e familiares quanto os profissionais da escola, estejam atentos ao que o estudante está passando. Compreendendo as novidades físicas e emocionais dos adolescentes, eles saberão oferecer o apoio adequado. Acompanhe:

Quais são as mudanças na vida do adolescente?

A adolescência é uma fase propensa a muitos conflitos, tendo em vista que os jovens têm uma forte necessidade de se tornarem mais independentes dos pais e da família, manifestando o desejo de tomar suas próprias decisões. Devido às alterações hormonais e às pressões emocionais, também podem ocorrer mudanças repentinas de humor, passando facilmente de momentos de felicidade para tristeza ou irritabilidade, por exemplo. 

No quesito social, Maria Claudia explica que também existe uma nova postura: “Há um aumento da autoconsciência em relação à aparência física. Os adolescentes podem se preocupar mais com a forma do corpo, a acne, a moda e a imagem que projetam para os outros. Buscam constantemente serem aceitos pelo grupo e amigos, e podem ser   influenciados por seus valores e comportamentos.”

Por causa desse cenário, os adolescentes tendem a se colocar em mais situações de risco e a buscar novas experiências. Novamente, é algo natural, e os educadores precisam estar disponíveis sempre que o filho quiser compartilhar algo ou pedir um conselho. Em todas essas transições, os responsáveis devem ser vistos como um ponto de calma e apoio.

Como os pais e educadores podem estreitar os laços com os jovens?

Tendo em vista que a adolescência é um período de transição, os pais e a escola desempenham papéis essenciais no apoio e orientação dos jovens. Por estarem vivendo conflitos particulares e específicos, o desafio, para os adultos, está em estreitar laços e promover um ambiente saudável de desenvolvimento. 

Para garantir um vínculo, Maria Claudia afirma que demonstrar empatia, manter uma escuta ativa e encontrar interesses em comum podem ser boas estratégias. Além disso, ela ressalta: “Pais e escola devem trabalhar juntos, compartilhando informações importantes sobre o desenvolvimento do adolescente, suas necessidades e desafios. A participação ativa em reuniões e eventos escolares pode fortalecer essa parceria.”

5 dicas para os pais e educadores lidarem com adolescentes

Maria Claudia Rocha trouxe cinco dicas práticas que sintetizam o tema:

1- Incentive a autonomia e responsabilidade

É importante dar-lhes a oportunidade de tomar decisões e assumir responsabilidades e enfrentar as consequências de suas escolhas. Afinal, a adolescência é uma fase essencial para o crescimento.

2- Desenvolva uma comunicação aberta e respeitosa

A família e a escola devem ouvir atentamente os pensamentos do jovem, suas preocupações e perspectivas, criando um espaço seguro para que possam expressar, sem medo, seus sentimentos e ideias. Nesse cenário, é importante demonstrar empatia com o que ele está passando.

3- Estabeleça limites justos e garanta que sejam comunicados com clareza

Os limites ajudam os adolescentes a se sentirem seguros e protegidos, entendendo que possuem um espaço pessoal, mas ainda contam com o apoio e orientação dos pais.

4- Promova saúde mental e autocuidado

Reconheça que os adolescentes estão passando por mudanças significativas e garanta que eles se sintam seguros e acolhidos para pedir suporte. Se necessário, ofereça o apoio de profissionais específicos para tratamentos referentes à saúde mental.

5- Encoraje a participação em atividades extracurriculares

Frequentar ambientes diversos possibilita que o adolescente explore interesses e talentos individuais, entendendo mais sobre quem é.

Com essas dicas, os educadores e pais têm uma base de como ajudar e interagir com os adolescentes!

Comentar