Liderança sustentável e valores para a vida

Monitoria: exercício de liderança, amizade, lealdade e honra

Projeto ajuda a desenvolver habilidades essenciais para a vida em sociedade, as relações interpessoais e a construção de trajetórias profissionais.

Por Ana Beatriz Abe, Claudia Xavier e Marisa Rodrigues

Nascemos líderes ou nos tornamos líderes? Qual a diferença entre ser líder e ser chefe? Podemos inspirar pessoas pela liderança?

A expressão "o líder deve ser a ponta da lança" é bastante conhecida, há quem diga que ele, o líder, deva ser escudo, outros acreditam que é aquele que está ao lado da equipe.  Se entendermos liderança dentro do conceito de sustentabilidade das relações e da comunidade em que ela se desenvolve, ser líder é ser tudo isso, mas vai além. Em um conceito contemporâneo sobre a liderança sustentável, surge a ideia de comunidades profissionais de aprendizado, nelas o conhecimento é compartilhado para que haja a efetividade e aprimoramento das e nas ações realizadas ali.

Assim, as pessoas se comprometem compartilhando um propósito comum, nesse sentido desenvolve-se o reconhecimento e a articulação de diferentes pontos de vista para tomada de decisões coletivas. O debate é um dos melhores meios de identificar e implementar as melhorias necessárias. Para se alcançar a coesão e dinamismo de uma comunidade de aprendizado sustentável, a liderança não pode e não deve se concentrar no diretor, no coordenador ou em outros gestores, ela deve ser estendida ao longo da escola.

A monitoria por constituição é um exercício legítimo de gestão, o reconhecimento e a escolha dos líderes passa pela ação e envolvimento com o propósito, mas acima de tudo pela maturidade da compreensão de quem estiver à frente. O líder construirá o propósito e será a referência e o grupo, dentro daquela comunidade de aprendizado fará a gestão e movimento.  Assim estará ao lado, construirá junto, nunca fará nada sozinho.

Eu me torno gestor pela competência desenvolvida e pela autoridade conquistada e não outorgada. Eu me faço gestor com o grupo e com ele desenvolvo e reconheço o meu trabalho.

A liderança sustentável é importante e duradoura. Ela se difunde, não é nociva e sim benéfica ao ambiente, promove diversidade coesa e respeitosa, não se esgota em recursos humanos e materiais, mas os desenvolve. Nessa concepção a liderança honra e aprende com o melhor do passado para assim recriar um futuro melhor.

Nossos monitores têm história e legado, crescem na projeção e na inspiração dos que fecham o ciclo da Educação Básica em nosso colégio e levam o compromisso para fora do Rio Branco. A monitoria não se enraíza exclusivamente em nosso solo, ela nasce aqui pois há solo fértil e rompe o chão, cresce, se desenvolve e suas raízes passam e perpassam os muros, pólen que voa, germinação em outros solos, também, férteis que compreendem, assim como nós, que liderar é inspirar, é sustentar, é desenvolver, é compreender, é se posicionar e acima de tudo construir com o outro.

A monitoria pela voz da aluna monitora

O lema da Monitoria é amizade, lealdade e honra. Para que esses valores sejam efetivados, construímos e baseamos as nossas relações na confiança. Nesse sentido, o líder de monitoria desempenha o papel de comunicação entre a coordenação e os demais monitores, além de exercitar escuta promovendo a empatia.

Por conseguinte, é possível afirmar que segue-se um modelo de liderança que prioriza a colaboração e segurança psicológica. Dessa maneira, a monitoria atinge bons resultados não somente no âmbito de projetos e ações no colégio, como também funciona como local de acolhimento e parceria.

Quando fiz o curso, no nono ano do fundamental, encontrei um grupo que dá livre espaço para o aluno crescer de sua própria maneira e construir sua história dentro da Monitoria. O monitor experiência situações nas quais aplica suas singularidades e desenvolve autonomia. Por causa disso, certamente o desenvolvimento da liderança não se limita ao grupo escolhido para liderar o projeto, mas é um atributo essencial que o adolescente aprimora durante os três anos ativo como monitor.

Ademais, passamos anos convivendo com monitores mais velhos durante todo o ensino fundamental I e II. Almejamos um dia poder inspirar e contagiar as outras pessoas como faziam os nossos exemplos. Quando finalmente podemos participar da Monitoria, surge um sentimento de realização e pertencimento que somente se fortalece com o decorrer do tempo. Pelo fato de praticamente todos os novos monitores formados terem esse mesmo sentimento, o grupo desenvolve desde o princípio união e traços de familiaridade que cimentam-se a cada dia.

Ainda, a colaboração e o vínculo não restringem-se apenas entre os monitores. Por atuar em eventos e atividades dentro e fora da escola, o aluno também conecta-se com orientadores, professores, coordenadores, direção, inspetoria e os mais diversos colaboradores do colégio. Mesmo dentro da sala de aula e em ambientes no qual o monitor não está vestindo a camiseta cinza da Monitoria, nota-se em seu modo de agir a proatividade e o discernimento.

Assim sendo, atuar como monitor demanda responsabilidade, comprometimento e diversas outras competências que são otimizadas durante a trajetória dentro do projeto, como a capacidade de trabalhar em equipe, o companheirismo, a resiliência e entre outras. Com a parceria entre direção, coordenação e aluno, a Monitoria surge como espaço ideal para desenvolver e colocar em ação ideias benevolentes através do protagonismo e liderança do estudante.

A voz de quem coordena o projeto

Na monitoria de alunos a liderança é construída desde o primeiro momento em que o jovem toma a decisão de voluntariamente pertencer a um grupo formado por alunos para ajudar e acolher outros alunos. Todo o percurso feito por eles os colocam na responsabilidade de ativamente construírem seu propósito, criando, desconstruindo e aprendendo. Acreditamos e incentivamos alunas e alunos a serem protagonistas de seu desenvolvimento.

Encontramos em cada atividade do dia a dia, oportunidade de aprender, exercitando especialmente a escuta autêntica, a empatia e o respeito. Cada monitora ou monitor é visto e valorizado em sua individualidade sem, contudo, deixar de fortalecer e considerar o coletivo.

A monitoria permeia diversos trabalhos do colégio, numa rica vivência de troca com professores, e colaboradores de todas as áreas, assumindo o lugar de parceiros, criando deste modo um espaço único de aprendizagem potente e efetiva.

A cada projeto concluído, refletimos juntos incansavelmente, os desafios e conquistas obtidos.  Cada jovem é incentivado a problematizar e levantar hipóteses, juntos percorremos caminhos conhecidos ou não, muitas vezes conflituosos, o que possibilita o desenvolvimento tão valioso da resiliência, habilidade imprescindível em todas as fases da vida de qualquer pessoa.

Sempre consideramos a sabedoria dos jovens, não os colocamos no lugar da inexperiência, pelo contrário, valorizamos suas vivências para o acolhimento efetivo de seus colegas mais jovens, pois muitas vezes a proximidade etária torna-se uma facilitadora da empatia entre todos, e esta é mais uma condição que torna o espaço da monitoria confortável para que sejam o que realmente desejam. 

E assim, dia após dia, cada um vai corajosamente criando seu espaço e seu legado.  Imbuídos do exercício de uma liderança baseada no cuidado e transformação pessoal, de um modo livre e respeitoso. 

Acreditamos na liderança situacional, que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências, como a capacidade de adaptar-se a novos cenários, a partir das outras perspectivas apresentadas, pela mudança de foco, pela troca de posição, novos vínculos são criados e outros são fortalecidos.  

A coordenação deste projeto ocupa um espaço de acolhimento dos sonhos dos jovens, de criadora de oportunidades para que aconteçam, de guardiã do legado deixado por aqueles que estão saindo, incentivadora dos jovens que estão chegando a fim de que possam ser a melhor versão de si.  

Minha coordenação é fortemente alicerçada, no respeito, pertencimento, na busca do autoconhecimento dos alunos, do cuidado com cada um, na valorização do diálogo e comunicação efetiva, e no modo como isso pode ser construído. Na amizade, entendida como lugar de afeto, vínculo e inclusão. 

Buscamos desenvolver líderes inspiradores, equânimes, conectados com suas responsabilidades sociais, e sabedores de suas capacidades de transformar para melhor a sociedade da qual fazem parte.

 


Ana Beatriz Onelli Abe, aluna da 2ª série do Ensino Médio e líder da monitoria


Claudia Xavier da C. Souza, diretora da Unidade Granja Vianna


Marisa Rodrigues, responsável pelo projeto da Monitoria das Unidades Higienópolis e Granja Vianna

Referências:
Apostila_Curso_Monitoria_2019.pdf
Projeto Político Pedagógico do Colégio Rio Branco
Hargreaves, Andy - Liderança sustentável: desenvolvendo gestores da aprendizagem, Artmed, 2007.

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