Ensino Fundamental - anos finais

Inovação Curricular

A inovação é vista no Colégio Rio Branco como parte do currículo e conta com componentes exclusivos, que trazem a complexidade do mundo atual para dentro da sala de aula. Além de fazer todo o sentido para os alunos, trabalhar os conhecimentos dessa forma é fundamental para a formação global de crianças e jovens.

Cotidiano em Questão

Cotidiano em Questão

Os alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental contam com o componente Cotidiano em Questão, que tem o objetivo de trabalhar um mesmo assunto a partir de três pontos de vista diferentes: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Cultura Maker.

Os temas do cotidiano, próximos aos interesses dos alunos, são trabalhados de maneira complementar e partem de grandes eixos como empreendedorismo, sustentabilidade e direitos humanos. Assim, são possíveis produções que tenham impacto na realidade e maior significado, dentro e fora da sala de aula.

Os grandes diferenciais desse componente são:

  • Cultura Maker: aprender fazendo, com a "mão na massa" e tendo a tecnologia como próprio objeto de aprendizagem e investigação;
  • Ensino Investigativo: aprender investigando, desenvolvendo habilidades relacionadas ao fazer científico, como observar, analisar, descrever, comparar, selecionar, interpretar, elaborar hipóteses, testar, experimentar, concluir, entre outras;
  • Diferentes espaços: aprender muito além do ambiente da sala de aula, seja no corredor, na quadra, no pátio ou no CreateLab e nos diferentes laboratórios. Há diferentes espaços no colégio que podem ser explorados com um olhar cheio de investigação e criatividade;
  • Equipe multidisciplinar: aprender sobre um mesmo assunto com uma equipe de professores, composta por diferentes especialistas, que reúnem perfis e habilidades diversas.
Jovem em Perspectiva

Jovem em Perspectiva

Para ampliar o debate sobre importantes temas relacionados à adolescência, as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental têm, como parte do currículo, o componente Jovem em Perspectiva.

A partir da construção de um espaço de diálogo aberto, tolerante e respeitoso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um olhar aguçado para si mesmo e também de aprender a se colocar no lugar do outro, discutindo as implicações, responsabilidades e consequências das atitudes individuais e coletivas. Tal abordagem tem como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais e ajudar os alunos na elaboração de seu projeto de vida, valorizando o autoconhecimento, a reflexão, a empatia e a solidariedade. Além disso, integra o módulo de Linguagens e Ciências Humanas, articulando tais propostas com os temas desenvolvidos em Artes, Redação e Espanhol.

Construindo Opiniões

Construindo Opiniões

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam de momentos de aprofundamento e debate conhecidos como "Construindo Opiniões", envolvendo as áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Nesses encontros, os jovens têm a oportunidade de discutir temas da atualidade com professores e especialistas convidados, a partir de diferentes pontos de vista, contribuindo para a ampliação de seu repertório e sua formação crítica.

Personalização da aprendizagem

Personalização da aprendizagem

Respeitando as especificidades de cada faixa etária, os Ciclos Fundamentais (C1, C2 e C3) têm proposta, duração e estrutura avaliativa semelhantes. O Ciclo Síntese tem menor duração e estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem.

No Ciclo Síntese são atendidas as necessidades e os interesses dos alunos, a partir do rendimento e conhecimentos trabalhados nos Ciclos Fundamentais e a personalização da aprendizagem ocorre por meio de aprimoramento e consolidação de conteúdos essenciais de acordo com as necessidades específicas de cada aluno.

A proposta do Ciclo 4 está fundamentada nos seguintes princípios:

  • personalização da aprendizagem, por meio de aprimoramento e consolidação de conteúdos essenciais de acordo com as necessidades específicas de cada aluno;
  • trabalho em equipe e por projetos, utilizando postura investigativa, com aprendizagem voltada para a coordenação de diferentes pontos de vista na resolução de problemas;
  • utilização de habilidades para estabelecer conexão entre os conhecimentos e a relação autêntica com temas da atualidade.

Respeitando as especificidades de cada faixa etária, os Ciclos Fundamentais (C1, C2 e C3) têm proposta, duração e estrutura avaliativa semelhantes. O Ciclo Síntese tem menor duração e estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem, assim como interesses dos alunos.

O Ciclo Síntese favorece a personalização da aprendizagem, as necessidades e os interesses dos alunos, a partir do rendimento e conhecimentos trabalhados nos Ciclos Fundamentais.

Mentoria e Tutoria

Por meio da Mentoria, os alunos têm a oportunidade de participar de encontros periódicos, organizados pela Orientação Educacional, com conversas e reflexões sobre projeto de vida, métodos de estudo, temas da atualidade, entre outros. Como parte fundamental deste programa, está a Tutoria de Estudos, que promove a melhora nos resultados de aprendizagem, por meio da troca de conhecimentos entre os alunos.

Os alunos com mais facilidade em determinadas disciplinas são convidados a apoiar os colegas, sempre com a supervisão da Orientação Educacional e da Coordenação Pedagógica. As disciplinas estudadas são determinadas de acordo com a disponibilidade dos alunos tutores e, também, com a procura dos colegas que precisam de um auxílio a mais nos estudos.

Módulos Eletivos

A partir de preferências e aptidões, os alunos têm a oportunidade de estruturar uma grade de atividades especiais e diversificadas. Os Módulos Eletivos são atividades optativas, certificadas e gratuitas, que contemplam o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas. História da Arte, Linguagem Cinematográfica, Game Factory, Empreendedorismo, Matemática nos Grandes Vestibulares, Responsabilidade Socioambiental, Meditação, Orientação Profissional são alguns dos módulos que estimulam a criatividade e o aprendizado.