20/10/2025
Revisão de espanhol com jogos digitais
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tiveram experiências de aprendizado baseada em jogos (game-based learning), como parte da revisão e consolidação do conhecimento em língua espanhola.

A professora Jennifer Ianof criou dois jogos educacionais digitais, utilizando a plataforma Remar, da Universidade de São Carlos. Através deles, os alunos exercitaram e testaram suas habilidades nos conteúdos trabalhados em aula, que envolviam artículos definidos e indefinidos, o verbo gustar e o vocabulário de comida.
Um dos jogos foi uma aventura, na qual as crianças controlavam um personagem virtual que deveria pular obstáculos e fugir de inimigos em diferentes cenários, sendo necessário responder perguntas de múltipla escolha para avançar de fase.

O segundo jogo foi uma simulação de uma Escape Room, com uma narrativa que trazia discussões sobre a inteligência artificial (IA). Nele, os alunos precisavam resolver enigmas, cumprir desafios e tomar decisões estratégicas para avançar nas diferentes fases e escapar de um laboratório virtual controlado por uma IA.
Todas as situações-problema se relacionavam aos conteúdos estudados, exigindo, além do raciocínio lógico, o uso de conhecimentos linguísticos para desbloquear códigos, decifrar mensagens e encontrar respostas. O jogo ainda promoveu a reflexão sobre a Inteligência Artificial na atualidade, suas possibilidades, benefícios e limitações no mundo real.

Com as atividades, os alunos consolidaram os conteúdos de uma forma divertida e interativa, além de exercitar habilidades socioemocionais e cognitivas, como o trabalho em equipe, a tomada de decisões, a comunicação eficaz e a criticidade. Tudo com a sensação de progresso e desafio proporcionada pelos videogames.