Grupo de Teatro Rio Branco apresenta:
'O Berço do Herói'
Obra de Dias Gomes que deu origem à novela 'Roque Santeiro'
Higienópolis
12/11, às 20h
13/11, às 20h
Granja Vianna
21/11, às 20h
22/11, às 20h
Garanta seu ingresso!
Adquira gratuitamente um ingresso nos botões acima, imprima-o, e leve no dia do evento, junto lata ou saco de leite em pó. Os leites serão doados para uma instituição de caridade.
Sobre o espetáculo
O Grupo de Teatro Rio Branco trabalha nas duas unidades com alunos de ensinos fundamental II e médio. As aulas de teatro são cursos livres, opcionais e acontecem durante todo o ano letivo, uma vez por semana.
Neste ano de 2018, depois do processo de integração entre alunos, trabalho de corpo e voz, leitura de textos teatrais, estudo de referências para ampliação do universo cultural e improvisação de cenas, demos início à escolha do espetáculo. Em maio, os alunos votaram pela comédia que deu origem à novela Roque Santeiro, "O Berço do Herói", de Dias Gomes.
Dias Gomes (1922-1999) foi romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras. Escreveu uma dezena de peças teatrais entre elas "O Bem Amado" e o maior êxito de sua carreira, pelo qual se tornou internacionalmente conhecido, "O Pagador de Promessas". Esta última foi adaptada para o cinema em 1962 e tornou-se o primeiro filme brasileiro a receber uma indicação ao Oscar e o único a ganhar a Palma de Ouro em Cannes.
"O Berço do Herói", escrita em 1965, foi proibida de ser apresentada no dia da estreia. Somente dez anos mais tarde a peça estreou nos Estados Unidos. Adaptada para a televisão, com o nome de "Roque Santeiro", também foi proibida no dia de sua estreia. Somente em 1985, com a abertura política, o público pôde conferir a novela que é considerada uma das maiores audiências do gênero.
Além deste estudo sobre o autor e a obra escolhida, vários conteúdos foram agregados para entendimento e construção do espetáculo. Os alunos assistiram trechos da novela, comparando a linguagem televisiva de hoje em contraste com a década de 80 e também o documentário "Happy" que traz perguntas e ações para uma vida mais satisfatória e feliz. Defrontamos essas escolhas com as ações dos personagens da peça que vivem e lucram com a morte de um herói. Discutimos sobre o que realmente pode trazer felicidade às pessoas e fizemos uma reflexão sobre o consumismo.
Os alunos ainda propuseram cenas que eles mesmos escreveram, assim como canções autorais e danças especialmente compostas para este espetáculo. O resultado é a criação coletiva de 84 alunos das unidades Granja Vianna e Higienópolis, que decidiram mergulhar nessa cidade fictícia chamada 'Asa Branca'.
GRUPO DE TEATRO RIO BRANCO
Comissão Técnica
Direção: Vanessa Bruno
Co-direção: Livia Vilela
Trilha original: Arthur Lima
Apoio audiovisual: Julio Freire e Paulo Barcelos (GV)
Alex Morais e Marcus Guimarães (HIG)
Elenco
VENDEDORES - André Freitas, André Robles, Fernanda Dezote, Helena Allil, Lavínia Mendes, Lorenzo Martins, Luiza Adell, Luiza Nogueira, Sophia Munis, Tatiana Stempfle, Valentina Duarte, Yago Cassaguerra.
TURISTAS - Adam Goodman, Beatriz Camargo, Bruna Rodrigues, Isabela Sallum, Julia Ferreira, Luana Bontempeli, Malu Reiff, Manoela Manzione, Mariana Dias, Marina Lucarelli.
CINEGRAFISTAS – Clara Linguitte, Julia de Toledo, Laura Blasi, Daniela Williams, Luana Araújo.
DIRETOR DE CINEMA - Natan Missrie
JORNALISTAS – Ana Clara Dittrich, Ana Luisa Guglielmi, Anna Kaori, Isabel Volpe, Julia Sant’Anna, Laís Mendonça, Letícia Gabrielly, Luiza Robles.
PADRE HIPÓLITO – Luis Eduardo Matias
MADRE ALBÂNIA – Maria Luisa Januário
FREIRAS – Carolina Garcia, Manuela Neira e Carol Caputo
COROINHA - Antônio Carlos de Andrade
JEREMIAS – Arthur Lima
IRMÃO DO JEREMIAS - Lucas Capovilla
TIQUINHO – Guilherme Teixeira
PREFEITO FLORINDO ABELHA – Lucas Felpi
ASSISTENTE DO PREFEITO – Daniel Priori
SECRETÁRIAS DO PREFEITO – Isabella Ribeiro e Mariana Tossunian
POMBINHA – Sara Nassif
MOCINHA – Isabela Dinis
JUJU, IRMÃ DA MOCINHA - Júlia Zuccon
MARCINHA, IRMÃ DA MOCINHA – Marta Maria
DORINHA, IRMÃ DA MOCINHA – Giulia D’Angelo
ZÉ DAS MEDALHAS – Pedro Cantoni
JOANA DAS MEDALHAS – Gabriela Ferreira
MARIA E LUCIA DAS MEDALHAS - Isadora Nicastro e Ana Luísa Sagatio
TONINHO JILÓ – Pietro Dal Monte
GUIA DE VIAGEM MANUEL LIGEIRO – Leonardo Stempfle
GUIA DE VIAGEM FRANCISCO VELOZ e seu filho VELOZINHO – Lucas Frigo e Gabriel Frigo
SINHOZINHO MALTA – Guilherme de Franco
SRA. MALTA – Camila Beltrame
VIÚVA PORCINA – Nicole Brito
EMPREGADAS DA PORCINA – Mariana Dias, Giovanna Carlos, Mateus Nakaya e Miria Araujo
CABO ROQUE – Arthur Saraiva
GENERAIS – Diego Santos e Enrico Lopez
MATILDE - Raffaela Scotti
HIPPIES – Ana de Paula, Giovanna Nogueira, Giovanna Tosi, Julia Beltran, Julia Vieira, Letycia Hauptly
Agradecimento Gerais
À Monitoria, e a todos os pais, professores e funcionários do Colégio Rio Branco que contribuíram para esta realização.
O Grupo de Teatro Rio Branco também exerce sua função social. Há mais de 10 anos não cobramos ingressos, mas sim, arrecadamos doações para instituições carentes.