Colégio Rio Branco

  • Matrículas
    • Agende uma visita
  • O Colégio
    • Quem somos
      • Unidades
    • Diferenciais
    • Projeto Pedagógico
    • Educação Internacional
    • Área de Estudos Internacionais
    • Cursos Livres
    • Novos alunos
      • Agende uma visita
  • Segmentos
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental - anos iniciais
    • Ensino Fundamental - anos finais
    • Ensino Médio
    • Período Integral com
      Currículo Internacional
  • Aluno & Família
    • Área Restrita
      • Responsável Pedagógico
      • Responsável Financeiro
    • Biblioteca
    • Material Escolar
    • Uniforme
    • Cursos Livres
    • App de comunicação
  • Acontece
    • Notícias
    • Blog do Rio Branco
    • CRB na Mídia
    • Revista Eletrônica
    • RBOnline
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Agende uma visita
    • Trabalhe Conosco
    • Assessoria de Imprensa

Pesquisar


Compartilhar no Whatsapp



08/04/2025

"Somos floresta": 7º ano investiga a interação entre plantas na Unidade Granja Vianna

Durante as aulas de Cotidiano em questão, os alunos do 7º ano da Unidade Granja Vianna desenvolveram uma sequência didática investigativa com o tema "Somos floresta". A atividade foi conduzida pelos professores Samuel Luna de Almeida (Coquest – CH), Juliana Cajado Souza Carvalho (Coquest – CN) e Vanessa Andrade Lopes (Coquest – CM), com o objetivo de instigar a curiosidade científica a partir de uma análise experimental da interação entre as plantas e a percepção disso no cotidiano escolar.

A investigação teve início com uma pergunta levantada pelos alunos: "É possível que as plantas se prejudiquem entre si?" A partir disso, os alunos iniciaram a coleta de plantas pelo colégio, com base naquelas que chamaram sua atenção ou que tinham interesse em estudar.

Após a coleta, os alunos realizaram um estudo de identificação e classificação das espécies, contribuindo para o conhecimento sobre a flora da escola. Na sequência, foi realizado um teste laboratorial para investigar possíveis efeitos alelopáticos das plantas coletadas. Para isso, os alunos conduziram um teste caso-controle, observando o impacto de diferentes extratos vegetais na germinação do feijão.

Os primeiros resultados surgiram na aula seguinte: alguns grupos observaram crescimento acentuado em relação ao controle, enquanto outros verificaram baixo crescimento. A investigação segue com novas perguntas: "Por que isso acontece? Como isso acontece?" A atividade continua, com o desdobramento de novas questões a serem exploradas.

Notícias

  • 28/11/2025Ex-alunos e alunos apresentam musical “A Pequena Sereia”
  • 17/11/2025Colégio Rio Branco em imersão científica no Kennedy Space Center e na Embry-Riddle Aeronautical Univ
  • 14/11/2025Formação Aluno Tutor Kids para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Endereço
Unidade Higienópolis
Av. Higienópolis, 996
São Paulo - SP
Unidade Granja Vianna
Rod. Raposo Tavares, 7.200 (km24)
Cotia - SP

Escola Referência Google | PEA UNESCO

O Colégio

  • Quem somos
  • Unidades
  • Diferenciais
  • Projeto Pedagógico
  • Educação Internacional
  • Área de Estudos Internacionais

Segmentos

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental - anos iniciais
  • Ensino Fundamental - anos finais
  • Ensino Médio
  • Período Integral com Currículo Internacional

Aluno & Família

  • Biblioteca
  • Material Escolar
  • Uniforme
  • Cursos livres
  • App de Comunicação

Acontece

  • Notícias
  • CRB na Mídia
  • Revista Eletrônica
  • RBOnline

Fundação de Rotarianos de São Paulo
  • Colégio Rio Branco

  • Faculdades Integradas Rio Branco

  • Ensino a Distância Rio Branco

  • Centro Profissionalizante Rio Branco

  • Centro de Educação para Surdos Rio Branco

Colégio Rio Branco © 2022   |   Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org   |   Política de Privacidade