22/09/2017
Sistema de Educação Finlandês: colaboração e equidade
Colaboração, personalização e equidade, são alguns dos importantes aspectos que marcam a educação finlandesa, uma referência mundial na área. Para apresentar o sistema educacional do país, o Seminário Internacional Tendências Emergentes em Educação no Século XXI contou com a presença da diretora e da gerente da Tampere University of Applied Sciences, Carita Prokki e Virpi Heinonen, respectivamente.
As educadoras destacaram informações sobre a educação básica e do ensino superior, apresentando as possibilidades oferecidas para toda a população, formada por 5,5 milhões de pessoas. No país, as escolas são públicas e possuem o mesmo currículo.

Carita Prokki, diretora da Tampere University of Applied Sciences
Na Finlândia, a profissão de professor é muito valorizada e respeitada e esta característica é avaliada como um fator decisivo para a qualidade da educação. Os educadores atuam em um ambiente de confiança e autonomia.
Em um estudo apresentado, as palestrantes destacaram que, a diferenciação do sistema educacional da Finlândia está na colaboração, na personalização, na equidade, na formação de seus professores e na valorização dos educadores.

Virpi Heinonen, gerente da Tampere University of Applied Sciences