23/05/2016
Comunidade riobranquina participa do Projeto Onda Verde
No dia 22 de maio, os alunos do grupo Reaja do Colégio Rio Branco, Unidade Granja Vianna, participaram do projeto Onda Verde, uma ação mundial realizada em parceria com todas as escolas associadas da Unesco.
A Onda Verde é um projeto de Biodiversidade, iniciado em 2007, que pretende marcar o dia 22 de maio, com plantios de árvores nativas feitas por grupos escolares e/ou ambientalistas, a fim de criar uma aliança global de escolas para lidar com a diversidade biológica.
Durante o encontro do Reaja na Unidade Granja Vianna, os alunos plantaram duas mudas de Pitangueiras no pátio descoberto do colégio. “A escolha da espécie concorda com os objetivos do projeto, pois a Pitangueira é uma árvore frutífera originária da Mata Atlântica brasileira, que atualmente encontra-se intensamente devastada”, explicou o professor Samuel Luna de Almeida.

Os alunos durante o plantio
Segundo o professor, esse tipo de ação é muito importante para o conhecimento e desenvolvimento dos alunos, pois ao colocar a “mão na massa”, eles entram em contato com a natureza de maneira diferente de seu cotidiano, logo surgem dúvidas pertinentes aos conteúdos das disciplinas escolares, como especificações do solo e comportamentos no reino vegetal, por exemplo. Outro ponto importante foi a reflexão gerada nos alunos em contato com o tempo da natureza, o tempo do florescimento e frutificação, muito constrastante com o tempo dos games e aplicativos, com os quais lidam diariamente.
Para completar a atividade, os alunos inseriram na plataforma Onda Verde informações e fotos sobre o plantio, inserindo a nova árvore em um mapa mundial, compartilhado entre todos os participantes dessa ação.
Além dos integrantes do Reaja, estiveram presentes familiares e amigos, e, após o plantio, todos comemoraram com um pic-nic próximo às árvores plantadas.