22/03/2016
Tecnologia e Colaboração: o ensino da Matemática como você nunca viu!
Ensinar Matemática com o uso da tecnologia, em um processo colaborativo em que os alunos aprendem fazendo, aprendem juntos e em seu próprio ritmo. Este é o Ensino Híbrido, uma metodologia aplicada para os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Rio Branco.
As crianças aprendem os conteúdos de Matemática, organizando-se em grupos colaborativos, circulando entre diferentes tarefas e resolvendo desafios por meio de diferentes recursos e linguagens. As aulas ocorrem na sala de aula e nos Laboratórios de Tecnologia Aplicada e, dentre os recursos digitais, destaca-se o uso da plataforma Khan Academy.
As atividades contam, também, com apoio da tecnologia
“Acredito nessa modalidade para o ensino de maneira geral e, especificamente, para o ensino de Matemática, pois oferece a oportunidade de o aluno aprender ativamente por meio de problemas, desafios relevantes, jogos, vídeos e leituras, combinando tempos individuais e coletivos”, destacou a coordenadora de Matemática, Liane Geyer Poggetti.
Originalmente chamada de blended learning, essa proposta alterna momentos em que o aluno estuda sozinho, em ambiente digital ou analógico, e em grupo, quando interage com seus colegas e professores. “A chave dessa metodologia é o protagonismo, em que o aluno deve buscar o conhecimento segundo seus próprios interesses. O desafio maior dessa proposta para o educador é deixar de ser a primeira fonte de informação e conhecimento e passar a ser apenas o mentor que guia e direciona a aprendizagem dos alunos”, destacou a professora Karina Costa Bisson, do 3º ano do Ensino Fundamental.
Alunos trabalham em colaboração