29/05/2019

CSI Rio Branco: atividade promove simulação da perícia criminal

Os alunos do Ensino Médio da Unidade Higienópolis envolveram-se em uma simulação da rotina da Perícia Criminal, durante o Módulo Eletivo CSI Rio Branco, que aconteceu nos dias 28 e 29 de maio.

De forma lúdica, teórica, prática e argumentativa, os alunos aprofundaram os conhecimentos sobre temáticas solicitadas nos principais vestibulares do país, durante a atividade que envolveu as áreas de Física, Biologia, História, Química, Geografia, Matemática, Línguas Estrangeiras e Língua Portuguesa.

A proposta, idealizada e conduzida pelos professores do Núcleo de Apoio, recriou o contexto histórico do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, em 28 de junho de 1914, em Sarajevo.


Módulo Eletivo CSI Rio Branco

Ao longo da atividade, os alunos envolveram-se em diversas tarefas. Em um primeiro momento, aprenderam sobre a Ciência Forense e as principais técnicas empreendidas na análise da cena de um crime, com registro de informações, coleta de evidências e levantamento das primeiras hipóteses. Assim, foram abordados temas como Criminalística, Medicina legal, Balística Forense, Bioquímica, Biotecnologia, Perícia laboratorial, Papiloscopia e Análise e produção de Documentos. Com esse embasamento teórico, os alunos receberam os distintivos de peritos criminais e formaram as equipes de trabalho para análise da cena do crime e coleta de evidências, incluindo registro das primeiras hipóteses e análise de depoimentos de testemunhas.

Em outra etapa, os alunos realizaram a análise das evidências e elaboração das hipóteses, fazendo uma comparação, além de realizarem testes para a inspeção do tipo sanguíneo, cariótipo dos suspeitos, extração de DNA, cálculo de pegadas, comparação e análise de impressão digital, estimativa de tempo decorrido da hora da morte, ângulo, distância e calibre da bala, investigação da arma do crime bem como análise documental. Os alunos também elaboraram um relatório científico.

A última etapa contou com a apresentação dos resultados científicos em linguagem jornalística, em formato de uma coletiva de imprensa em que os alunos precisaram transpor informações estritamente científicas para linguagem cotidiana.

 

Galeria de fotos

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agende uma visita

Entre em contato para agendarmos uma visita :-)

 
Enviar