18/02/2019

Encontro de Formação para Educadores

O Colégio Rio Branco realizou no dia 16 de fevereiro, na Unidade Higienópolis, o primeiro Encontro de Formação para Educadores do ano, que abordou o tema “Literatura Infantil e seus desdobramentos”, organizado pela diretora da unidade, Valquíria Rodrigues, pela Orientadora Educacional de Apoio à Aprendizagem, Juliana Góis, e pela Orientadora Educacional, Adriana Castrogiovanni.

O encontro reuniu 44 professores, coordenadores e educadores do colégio e das escolas convidadas: Faces, Carinha Suja, Jacarandá, Pentágono, Vera Cruz e Snowflake.

“Acreditamos que momentos como esse são fundamentais para promover troca de experiências, reflexão e inspiração para aprimorarmos nossas práticas”, destacaram as organizadoras.


Encontro de formação para educadores

O encontro teve início com a professora do Rio Branco, Mara Turolla Ykeda, docente há 27 anos, que contou uma história, compartilhou sua experiência e as estratégias que utiliza para cativar as crianças nessa fase. Em seguida a professora Denise Arcanjo, que atua com alunos surdos e ouvintes, falou sobre o tema: "A importância da Literatura na formação da criança".

Ampliando as reflexões, o colégio convidou o psicanalista Eduardo Romano Ottolia, que falou sobre a interface entre os contos e a psicanálise em uma roda de conversa na biblioteca. Nesse momento foram discutidas questões como o papel do vilão, o bem e o mal, possíveis associações e a cautela necessária para lidar com as interpretações no contexto escolar.

Finalizando as atividades, a convidada Patrícia Rzezak, psicóloga junguiana, falou sobre “sandplay”, técnica oriunda da psicologia clínica. Durante sua palestra, a psicóloga demonstrou a técnica na prática, por meio de uma experiência com uma caixa de areia, e explicou que se trata de uma ferramenta que pode ser utilizada em outros contextos profissionais, como na escola, com objetivos diversos.

 

Galeria de Fotos