03/10/2018

Cultura Maker: Rio Branco inaugura CreateLAB

O Colégio Rio Branco inaugurou o CreateLAB, um espaço de fabricação digital que permite aos alunos uma aprendizagem criativa na elaboração de múltiplos projetos, com engajamento, colaboração e diversão.

Os ambientes contam com impressoras 3D, programa modelador de objetos 3D, equipamentos robóticos, componentes eletrônicos, ferramentas manuais, além dos itens básicos de laboratório de tecnologia: televisão, projetor, tablets e notebooks.

O nome CreateLAB foi sugerido pelo aluno Tarek Adil Fares, da 2ª série do Ensino Médio da Unidade Higienópolis, em uma ação que buscou o envolvimento de todos os estudantes.

Esse espaço será utilizado nas aulas do Módulo Interdisciplinar Cotidiano em Questão - CoQuest, que envolve três áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Cultura Maker, e propõe que os alunos naveguem pelas três áreas para discutir, construir projetos e trabalhos sobre um mesmo tema e solucionar problemas relacionados ao cotidiano. Os Cursos Livres, como Robótica e Game Factory, também irão iniciar seus trabalhos no CreateLAB.

Nos dias, 24 e 28 de setembro, em Higienópolis e Granja Vianna, respectivamente, os alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental inauguraram o laboratório e já participaram de uma atividade. “Eles montaram protótipos de pianos, guitarras e joysticks, em conjunto com o Scratch - plataforma online de programação, utilizando materiais condutores, como massinha de modelar, clipes, desenhos em grafite, papel alumínio, copos d'água e partes do corpo”, destacou o professor Jorge Farias.

Segundo o professor, a ideia dessa atividade foi proporcionar um primeiro contato dos alunos com elementos, ferramentas e softwares de programação, como por exemplo, o Makey Makey, Scratch e Arduino, para que possam identificar as possibilidades de trabalho para o período final de síntese.

 

Higienópolis

 
 
 
 
 
 



 

Granja Vianna