04/09/2018

Green Club: crianças aprendem sobre os animais com veneno

Os alunos do Período Integral do Grupo 1 da Unidade Granja Vianna participaram de uma nova atividade do projeto Green Club e fizeram uma caminhada investigativa por todo o colégio para descobrir e registrar quais animais encontravam pelo caminho.

Encontraram tatu bolas, formigas, minhocas, centopeias, joaninhas e aranhas. Quando se depararam com a aranha, uma chuva de perguntas foi feita para a professora Ariane: ela tem veneno? Por que alguns animais têm veneno? De onde vem o veneno? Em que parte do corpo dos animais fica o veneno? Quais são os tipos de veneno? Para que serve esse veneno? O que esses animais comem, como vivem e onde moram? Será que têm boca? O que aconteceria com o planeta Terra se eles desaparecessem? O que devemos fazer se um animal com veneno nos picar/morder?


Os alunos conversando sobre o Projeto Animais com Veneno

A partir dessas perguntas, a professora Ariane, juntamente com sua turma, apresentou o novo projeto do Green Club - Projeto Animais com Veneno. O primeiro animal escolhido para pesquisarem foi a aranha.

Para dar início às pesquisas sobre a aranha, a bióloga e professora de Ciências do Fundamental II, Elaine Lupiani, foi convidada para conversar e responder as dúvidas e curiosidades dos alunos. Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de ver bem de pertinho, utilizando a lupa eletrônica, o corpo da aranha trazida pela professora.

“As crianças prepararam as perguntas para a conversa com a professora e trocaram informações com a bióloga. Foi uma manhã bem produtiva! E ainda, construíram na sala de aula, um museu com alguns animais que pretendemos estudar, como o escorpião e as cobras”, contou a professora Ariane.


Observando as aranhas

 

Galeria de fotos