23/05/2018

Vida, autoconhecimento e saúde no ambiente escolar

Com o tema "Vida, autoconhecimento e saúde no ambiente escolar", a Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco promoveu, no dia 23 de maio, a mesa redonda com especialistas, reunindo educadores.

Tatiana Martinez, Thaís Rabanea, Eduardo Ottolia e Carla Marquat

A psicóloga Thaís Rabanea, especialista em neuropsicologia e doutoranda em Psiquiatria e Psicologia, discutiu a importância do desenvolvimento de comportamentos adaptativos e positivos que permitam lidar de maneira eficaz com as demandas e desafios da vida cotidiana, para crianças e jovens. Segundo ela, 20% das crianças e adolescentes sofrem de algum transtorno mental e depressão é a terceira causa de incapacitação de adolescentes.

Eduardo Romano Ottolia, psicanalista na área clínica, fez uma reflexão sobre saúde na contemporaneidade. Segundo ele, para entender loucura, doença e saúde, é preciso pensar no tempo em que se vive, pois esses são conceitos que mudam. O especialista falou, ainda, dos desafios de viver em um mundo que exige performance o tempo todo e colocou a escola como um lugar de resistência para o exercício de limites para crianças e jovens.

O encontro contou com a organização e mediação da orientadora de Apoio à Aprendizagem, Carla Marquart, e a abertura foi realizada pela diretora assistente da Unidade Granja Vianna, Tatiana Martinez.