27/03/2018

Alunos aprendem sobre cálculo estequiométrico a partir da receita de pudim

A partir de uma receita de pudim, os alunos da 2ª série do Ensino Médio, da Unidade Higienópolis, tiveram uma aula introdutória sobre “Cálculo Estequiométrico”.

Os alunos fizeram seus pudins em casa com o auxílio de seus familiares e compartilharam, em sala de aula, não somente suas receitas, como também seus doces. A partir desta proposta, os alunos puderam perceber a existência e a importância das proporções entre os ingredientes em uma receita culinária e, também, estabeleceram uma relação direta entre uma receita caseira e a proporção existente entre substâncias num processo industrial, ou seja, numa reação química.


 Aula introdutória sobre “Cálculo Estequiométrico”

O assunto “Cálculo Estequiométrico” consiste no estudo das informações quantitativas relacionadas a fórmulas e equações químicas. O tema é fundamental para a compreensão, representação e previsão de transformações químicas, sendo também um tema complexo, por exigir abstração e uma transição entre os níveis microscópico, submicroscópico e simbólico da matéria, conforme explicou a professora Patrícia Silva.


Os alunos durante a atividade