12/03/2018

Curso de Formação da Monitoria 2018

O Curso de Formação da Monitoria 2018 foi especial e reuniu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio em vivências e atividades que estimulam o desenvolvimento do espírito de liderança, do senso de equipe e de união, com alegria, criatividade, ética, responsabilidade, disciplina e respeito.

O encontro aconteceu nos dias 10 e 11 de março, no Acampamento Aruanã, em Embu-Guaçu. O curso foi aplicado pelo Departamento de Monitoria do Colégio Rio Branco, com apoio direto dos alunos mais velhos, que desempenham a função de líderes de Monitoria, e com a assessoria técnica de profissionais especializados em atendimento pronto-socorristas e atuação preventiva em área aquática.


Curso de Formação da Monitoria 2018

Como resultado de toda essa preparação em Monitoria, os alunos desenvolvem suas competências, atuando em eventos, saídas culturais e viagens de estudo do meio do Colégio Rio Branco.

O trabalho de Monitoria é voluntário e, nele, os alunos assumem um compromisso consciente em auxiliar o desenvolvimento dos alunos mais novos. Com isso, aprendem a participar do processo de criação, recreação e organização das atividades culturais, sociais, jogos e viagens de estudo do meio.

“Por meio dessas atividades, os monitores desenvolvem habilidades que serão usadas em sua vida profissional e social, como liderança, trabalho em equipe, responsabilidade, sociabilidade, respeito e resolução de conflitos”, destacaram as responsáveis pela monitoria, Ana Lúcia Santoro, de Higienópolis, e Marisa Rodrigues, da Granja Vianna.

O aluno do Ensino Médio, Lucas Frigo, prestou uma linda homenagem aos atuais monitores. Quando entrou na Monitoria, ele ganhou um feijão, que se desenvolveu. "O feijão que recebi quando entrei na monitoria significou muito para mim, a primeira coisa que imaginei quando peguei a semente na mão foi 'agora sou a semente, mas vou crescer e tornar-me um lindo broto como os líderes que quero me tornar'. Acredito que, ao dar o feijão da colheita do qual eu tinha recebido, teríamos um ciclo, do monitor que é o exemplo para o acampante tornar-se um futuro monitor! Por isso, a ideia de dar os brotos para os monitores experientes, como uma representação do fechamento do ciclo: os líderes foram sementes, agora são os brotos que geraram as novas sementes", contou.

Galeria de fotos