21/12/2017

Responsabilidade e visibilidade: baleia construída com copos plásticos promove reflexão sobre o lixo

Em uma ação conjunta entre o Coletivo Humana Mente, o Reaja e a Monitoria, alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio construíram uma Baleia de 6 metros de comprimento, 3,5 metros de largura e 1,5 metro de altura, 4 mil copos plásticos.

A Baleia foi construída pelos alunos do Humana Mente, do Reaja e da Monitoria

Essa ação só foi possível com o apoio das equipes de manutenção e limpeza, que fizeram a separação desse material e apoiaram a instalação da baleia. O levantamento do número de copos utilizados, feito pelos alunos, impressionou a todos: 48 mil copos utilizados por mês, ou uma balei feita de copos a cada dois dias!

A atividade levou à inúmeras reflexões sobre a produção de lixo e sua destinação. Assim, em encontros, os alunos conversaram sobre a responsabilidade de cada um, nos diversos ambientes, e sobre as pessoas responsáveis por cuidar dos resíduos, e que neles encontram, muitas vezes, possibilidades de sobrevivência e dignidade.

A reflexão levou à uma ação de visibilidade, acolhimento e agradecimento aos profissionais de limpeza e manutenção da escola, promovendo uma integração com os alunos.

A atividade foi coordenada pelos professores Caio Mendes e Camila Vilar, do Coletivo Humana Mente, pelo professor Samuel Luna, do Reaja, e pela Marisa Rodrigues, da Monitoria.

Projeto ganha visibilidade

O projeto ganhou grande visibilidade e a Baleia está em exposição na empresa Natura, em Cajamar, como parte de uma campanha interna de responsabilidade ambiental, em um espaço com circulação de 2,5 mil pessoas por dia.

Os alunos do Humana Mente, projeto que completou 5 anos, acompanhados pelos professores Caio Mendes e Camila Vilar, tiveram a oportunidade de ver a exposição, visitar a fábrica e conhecer projetos de inovação e tecnologia da instituição. Na ocasião, os jovens falaram sobre as reflexões desenvolvidas nos projetos do Colégio Rio Branco.

Alunos e professores visitaram a Natura