17/10/2017

Pátio das Artes: um espaço para a expressão artística

Autonomia, criatividade e artes. Os alunos da 3ª série do Ensino Médio na Unidade Granja Vianna deixam suas marcas no Pátio das Artes. A professora de Artes Denise Ayres, desenvolve o Projeto Chão, por meio do qual os jovens fazem suas manifestações artísticas.

Nesse projeto os alunos podem deixar suas marcas registradas por um tempo em um local onde viveram momentos importantes e marcantes, o Colégio Rio Branco. No último ano do Ensino Médio, os alunos não tem a disciplina de Artes, mas podem se expressar nessa linguagem por meio desse espaço especial. Assim, de maneira autônoma e em momentos e horários diversos, utilizam os materiais que ficam à disposição.

“Como a arte está presente no cotidiano das pessoas e cada vez mais o ser humano necessita de momentos para se expressar, senti a necessidade de meus alunos saírem dos padrões de materiais tradicionais para que pudessem exercer sua fruição em outros suportes e contextos, sempre mediando uma liberdade de expressão com um significado para eles ou para o momento de transição em que passam”, contou a professora de Artes Denise Ayres.


Pátio das Artes 

Atualmente, esse projeto também acontece em algumas aulas com os alunos da 1ª série do Ensino Médio. “Com os alunos da 1ª série, isso acontece dentro de um contexto estudado, por exemplo, esse ano arte concreta e neo concreta, e algumas intervenções de alunos do Ateliê livre”, explicou a professora.

O projeto está, a cada ano, ganhando mais espaço, pois os alunos se sentem ainda mais pertencentes ao espaço escolar. Para a professora, as aulas de Artes estimulam a autonomia; responsabilidade; colaboração; projeto em pequenos grupos; respeito pelo coletivo e muito mais.

 

Galeria de fotos