21/05/2015

Visita de pesquisadores da Harvard Graduate School of Education

O Colégio Rio Branco é a primeira instituição de ensino brasileira a fazer parte do Research Schools Projects International, oferecido por pesquisadores da Harvard Graduate School of Education. Como parte do programa, durante a semana dos dias 18 e 22 de maio, o Colégio Rio Branco recebe a visita das pesquisadoras Mallory Perry e Amy Anderson para a primeira fase de análise dos trabalhos realizados pelos professores e coordenadores de Matemática.

O programa é realizado em vários países de todos os continentes, e tem como objetivo aproximar a experiência da escola com a pesquisa no campo denominado Mind, Brain and  Education - Mente, Cérebro e Educação.


Marco Rossi, Ana Paula Ciriaco, Mallory Perry, Amy Anderson e Esther Carvalho

A aplicação da Neurociência ao ensino é uma das principais tendências na área da Educação e conta com fortes investimentos. O trabalho no colégio está sendo realizado com os professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e teve início em fevereiro, junto com a área de Matemática. Análises das práticas em sala de aula foram realizadas para verificar as diferenças entre a metodologia centrada no aluno e a metodologia centrada no professor, com o intuito de avaliar os impactos de uma e de outra proposta na aprendizagem dos alunos.

Durante a visita, as pesquisadoras estão apresentando os resultados para toda a equipe e acompanhando as aulas de Matemática e Ciências da Natureza. Mallory Perry e Amy Anderson também realizaram um momento de compartilhamento de práticas com todos os professores do Colégio e visitaram as Faculdades Integradas Rio Branco, o Centro de Educação para Surdos e o Centro Profissionalizante Rio Branco.

CRB participa de simpósio na Inglaterra

O Colégio Rio Branco, representado pela diretora-geral Esther Carvalho, marcou presença no simpósio do Research Schools Projects International, grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Christina Hinton da Harvard Graduate School of Education. O evento, realizado em julho, em Berkshire, Inglaterra, fez parte de um tradicional Festival de Educação, em Wellington College, que reuniu educadores, pais e alunos. Saiba mais.