01/08/2015

CRB participa de simpósio na Inglaterra

O Colégio Rio Branco, representado pela diretora-geral Esther Carvalho, marcou presença no simpósio do Research Schools Projects International, grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Christina Hinton da Harvard Graduate School of Education. O evento, realizado em julho, em Berkshire, Inglaterra, fez parte de um tradicional Festival de Educação, em Wellington College, que reuniu educadores, pais e alunos.

O simpósio teve o objetivo de compartilhar os resultados das pesquisas realizadas pelas escolas parceiras do Research Schools Projects International e propor novos projetos. O Colégio Rio Branco é a única escola do Brasil e uma das poucas da América do Sul a fazer parte desse grupo.

O programa é realizado em vários países de todos os continentes e tem o propósito de aproximar a experiência da escola com a pesquisa no campo denominado Mind, Brain and Education - Mente, Cérebro e Educação e pretende aprimorar as práticas educativas existentes, com a aplicação da Neurociência ao ensino - uma das principais tendências na área da educação. No Colégio Rio Branco, a área escolhida para a pesquisa foi a Matemática.

Essa parceria surgiu da constante presença do Colégio Rio Branco em programas de desenvolvimento profissional da Harvard Graduate School of Education. Desde 2008, a instituição participa de discussões que trazem o que há de mais moderno em educação. Temas como Aprimoramento da Qualidade em Educação; Mente, Cérebro e Educação; Ambientes de Aprendizagem para o Amanhã;  O Futuro da Aprendizagem; Liderança em Educação e Redesenhando o Ensino Médio, já foram abordados.


Esther Carvalho com pesquisadoras