22/10/2014
Alunos aprendem conceitos da Robótica na prática
Curiosidade, desafio, pesquisa e construção são os botões que ativam o processo da aprendizagem em busca do conhecimento. E, com kits de blocos de construção criativa, os alunos do Colégio Rio Branco, no curso extracurricular de Robótica, têm a oportunidade de construir e reconstruir, explorando a capacidade infinita de montagem.
Os estudantes, com apoio dos professores Jorge Alves de Farias e Rafael da Silva Leite, foram divididos em equipes nas quais cada um teve uma função específica: construtor, organizador, programador e relator. Após aprenderem a nomenclatura das peças fazendo montagens livres e os conceitos relacionados às fabricações do sistema Lego (Estruturas e forças, Alavancas, Rodas e eixos, Polias, Engrenagens), os alunos escolhem, entre os robôs disponíveis, quais desejam fazer. Escolhem um tema condutor e iniciam, então, o processo de montagem do robô.
Neste ano, os alunos da Unidade Higienópolis do 3º a 5º ano fizeram robôs que integraram um circuito de reciclagem do lixo, e do 6º ao 9º ano, robôs jogadores de futebol. Durante a construção, os alunos associaram os conceitos aprendidos e, ao término da montagem, iniciaram a programação do robô com o software Robolab. É nesta fase que o robô recebe os comandos automatizados, obedecendo a ordens previamente estabelecidas pelos alunos e respondendo a sons, movimentos, toque e luz.
“Além da criatividade e raciocínio, o trabalho em equipe é tido como um dos principais componentes do curso. E, brincando, os alunos aprendem a planejar, organizar, construir, socializar e avaliar, como uma equipe”, destacou o professor de Tecnologia do Ensino Fundamental, Jorge Farias.
Alunos no processo de montagem do robô