01/11/2013
Projeto: The GraphoGame
Para falar sobre o "Projeto: The GraphoGame", o evento contou com a palestra de Heikki Lyytinen, professor de Neuropsicologia do Desenvolvimento, vice-diretor do departamento de Psicologia, presidente dos conselhos do Centro de Tecnologia Humana Agora da Universidade de Jyväskyla e presidente do conselho da Fundação Niilo Mäki.
O palestrante mostrou um estudo realizado com 100 famílias durante 15 anos, na Finlândia, motivado pela percepção de que algumas crianças apresentavam dificuldades em habilidades básicas de leitura. Durante o acompanhamento, foi observado o desenvolvimento da criança e como ela aprendia, e os resultados mostraram que ¼ apresentou dificuldades severas.
Outras conclusões que o estudo mostrou foram a de que crianças que aprenderam a falar muito tarde, também tiveram mais dificuldade de alfabetização, principalmente leitura e compreensão, e que dá pra diagnosticar e ajudar essas crianças, evitando que tenham problemas de aprendizado e de insucesso no futuro.