01/11/2013
Alunos como produtores de conteúdo
Jari Multisilta, diretor da Cicero Learning Network na Universidade de Helsinki, e professor da Universidade de Tecnologia Tampere, falou sobre "Alunos como produtores de conteúdo". Em sua palestra, o convidado apresentou dados de uma pesquisa sobre aprendizado realizada há alguns anos.
Em sua explicação, Jari Multisilta afirmou que essa pesquisa procurou cruzar três variáveis: aprendizado, cérebro e tecnologia, buscando criar ferramentas e soluções para as crianças aprenderem.
Os resultados mostraram, segundo ele, que as crianças aprendem melhor com jogos e vídeos, e que os vídeos expressam o entendimento e aprofundam o aprendizado. "Os vídeos contam histórias curtas e breves e a maioria dos jovens, hoje, usa a Internet todos os dias, para entretenimento". Esse número na Finlândia, segundo ele, chega a 61% das meninas e 70% dos meninos e que as escolas precisam seguir essa tendência.
Jari Multisilta contou que em seu país foi criado um projeto, uma plataforma para vídeos, fotografias e uploads, similar ao Youtube, que pode ser usada em vários dispositivos, com a colaboração das crianças. "Elas decidiram que tipo de vídeo queriam fazer, que história queriam contar, o que resultou em produções com as mais variadas temáticas. E o professor, além de participar ativamente, pode moderar e evitar que certos materiais sejam publicados", explicou.
Segundo Jari Multisilta, os resultados mostraram que os professores acharam que o aprendizado mudou com ajuda dessa plataforma. "Os jovens têm muita habilidade tecnológica, não têm dificuldade em usar e acharam que aprender com os vídeos é muito divertido. Eles aprenderam como ajudar uns aos outros", afirmou.