25/08/2014
Harvard Model Congress Latin America
Alunos do Ensino Médio das unidades Higienópolis e Granja Vianna do Colégio Rio Branco envolveram-se com a vivência de uma nova e importante experiência. Entre os dias 21 e 24 de agosto participaram da Harvard Model Congress Latin America, um projeto conduzido por alunos de graduação da Harvard University na área de Ciências Humanas.
O projeto consiste em organizar debates sobre política internacional relacionados à administração pública, economia, bem-estar social e segurança, desafiando os participantes a assumirem os papéis dos mais importantes líderes do mundo. Ao fazê-lo, o aluno expande os seus próprios pontos de vista e perspectivas por meio de um intercâmbio intelectual de ideias.
Os alunos riobranquinos, por exemplo, participaram dos comitês sobre a questão econômica dos países do caribe e América Latina, de simulações do congresso norte-americano, e de um tribunal que julgava a ação do Tony Blair e George W. Bush na investida contra o Iraque, onde representaram Bush, Tony Blair e Al Jabor. Todas as discussões foram realizadas em inglês.
Duas alunas receberem destaque por suas atuações nos comitês: Larissa Furtado, da Unidade Granja Vianna recebeu uma menção como melhor delegada, e Laura Paranhos, da Unidade Higienópolis, recebeu o prêmio de excelência no comitê.
Professora Gisele Nogueira com alunos
Pela primeira vez na América Latina, a conferência reuniu jovens de diferentes estados brasileiros e até de outros países, que puderam estabelecer contatos. Os debates foram conduzidos por estudantes de graduação da Harvard University, que também deram depoimentos falando sobre a universidade, de como ingressaram, seus cursos, entre outros temas.
A professora da Unidade Granja Vianna, Gisele Nogueira, acompanhou os alunos, que foram selecionadas por seus conhecimentos e participação efetiva no Rio Branco Modelo Universitário de Negociações (RBMUN Jr) e na MiniOnu, realizada em Minas Gerais.
"Foi uma experiência riquíssima. O contato com estudantes de Harvard, a dinâmica do trabalho, que promoveu discussões de alto nível, em inglês. Nossos alunos estavam muito bem articulados, comprometidos e preparados".