Loading...
05/11/2020

Inovação Curricular: Rio Branco finaliza o ano letivo com foco na personalização da aprendizagem

O Ciclo 4 começou! Implementado em 2019 num processo de inovação curricular, o Ciclo Síntese tem o objetivo de consolidar aprendizagens e aprimorar, ampliar e aplicar conhecimentos por meio de projetos e de resolução de problemas.

Como parte do projeto pedagógico do Colégio Rio Branco, essa experiência alinha-se ao desenvolvimento de competências expressas no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos valores e concepções do Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), do qual o Rio Branco faz parte.

A proposta do C4 está fundamentada nos seguintes princípios:

  • personalização da aprendizagem, por meio de aprimoramento e consolidação de conteúdos essenciais de acordo com as necessidades específicas de cada aluno;
  • trabalho em equipe e por projetos, utilizando postura investigativa, com aprendizagem voltada para a coordenação de diferentes pontos de vista na resolução de problemas;
  • utilização de habilidades para estabelecer conexão entre os conhecimentos e a relação autêntica com temas da atualidade.

Para conhecer a proposta da Educação Infantil ao Ensino Médio, os projetos que serão desenvolvidos e o plano de Consolidação de cada série, acesse o site do Ciclo 4 - 2020.

Saiba mais sobre o C4

Respeitando as especificidades de cada faixa etária, os Ciclos Fundamentais (C1, C2 e C3) têm proposta, duração e estrutura avaliativa semelhantes. O Ciclo Síntese (C4) tem menor duração e estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem, assim como interesses dos alunos.

O Ciclo Síntese favorece a personalização da aprendizagem, as necessidades e os interesses dos alunos, a partir do rendimento e conhecimentos trabalhados nos Ciclos Fundamentais. Utiliza como referência a Média dos Ciclos Fundamentais para definir as atividades pedagógicas nos diferentes componentes curriculares.

A partir dos resultados das Médias dos Ciclos Fundamentais, os alunos chegam ao Ciclo Síntese (C4), para realizar atividades diferenciadas de Aprimoramento e Consolidação.

As atividades de Aprimoramento respeitam as características das diversas faixas etárias, contemplando as escolhas dos alunos quanto aos seus percursos de aprendizagem, por meio de atividades interdisciplinares, como por exemplo, projetos, cujos resultados poderão ser aplicados para mais de um componente curricular.

Na Consolidação, o aluno tem a oportunidade de resgatar e estruturar os conhecimentos sobre os conteúdos essenciais trabalhados ao longo do ano, favorecendo, assim, a aprendizagem necessária para cursar a série seguinte. De acordo com o seu aproveitamento global e rotina semanal, pode desenvolver projeto e se preparar para uma eventual recuperação final.

Confira como foram os projetos do Ciclo 4 de 2019