Loading...
12/03/2020

Período Integral: espaços que transformam

Como será que os alunos se relacionam com os espaços no Período Integral? O que esses espaços oferecem? O que eles comunicam? Como os educadores compreendem a importância do espaço no desenvolvimento das crianças?

A partir dessas reflexões, os educadores do Período Integral da Unidade Granja Vianna, valorizando ainda mais todos os cantinhos existentes, realizaram atividades especiais para colorir e transformar os alguns ambientes.

O corredor do Período Integral foi transformado em uma grande oficina de construção, com materiais de encaixe, de madeira e de plástico, mesas e cadeiras. Também foi criada uma sala de estudo, onde as crianças podem realizar suas tarefas e estudos diários, ler livros, desenhar e até tirar uma soneca. “Pensamos em um lugar mais tranquilo, que estimulasse o foco e a concentração,” destacou a coordenadora do Período Integral, Maria Cristina Costa Fernandes.

Em outra sala, foram organizados os elementos para o Ateliê de Arte e para a Experimentação, com materiais estruturados e não estruturados. Os móveis ganharam novos locais e utilidades.

“Passamos a valorizar o espaço de outra forma. Percebemos que as relações se intensificaram ainda mais, de criança com criança (com faixas etárias diferentes), de criança com adulto, de criança com material e de criança com espaço. O ambiente passou a ser mais atraente, flexível, e eles passaram a escolher a atividade que querem realizar, sozinhos ou em grupo, gerando, assim, maior independência e responsabilidade”, concluiu a coordenadora Tininha.

O espaço deve ser visto como um educador: um espaço vivo, repleto de paixão e entusiasmo!


Os alunos do Período Integral