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26/06/2019

Como desenvolver competências conversacionais

Um olhar para o mundo das conversas. Essa foi a proposta do Encontro com a Direção especial, que aconteceu nos dias 24 e 26 de junho, com a presença de Adriana Martinelli, fonoaudióloga e especialista em Psicopedagogia, e Luciana Martinelli, consultora e coach.

Os encontros aconteceram de forma muito interativa, levando os participantes a uma reflexão sobre como cada um age em situações de conversa, com diferentes pessoas, em seu dia a dia.

Para melhorar as conversas, segundo Luciana, é preciso aprender a enxergar o outro e fazer uma auto avaliação, a partir das perguntas: eu escuto bem? Como são minhas conversas? Como eu lido com cada tipo de conversa?


Esther Carvalho, Tatiana Martinez e as convidadas Adriana Martinelli e Luciana Martinelli

Luciana falou dos aspectos que formam a competência conversacional: as conversas públicas e privadas (pois uma impacta a outra), a fala (afirmações, declarações e juízos), as rotinas defensivas do calar (há inúmeros tipos de silêncio), a corporalidade, a gestão de promessas (como fazemos e recebemos pedidos), as emoções, os tipos de conversa e, uma das mais importantes, a escuta.

Escutar é diferente de ouvir. Ouvir está ligado à audição, escutar é perceber o outro e criar uma interpretação particular. As interpretações são diferentes por causa dos valores, do repertório, do humor do dia e de inúmeras variáveis.

A palestra ressaltou que a escuta tem um caráter ativo, pois contempla a fala e a indagação, e que saber escutar é uma competência central para relações saudáveis entre as pessoas. “O escutar é o caminho que se faz para reconhecer a existência do outro”, destacou Luciana.


Esther Carvalho, Valquíria Rodrigues e as convidadas Adriana Martinelli e Luciana Martinelli