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11/06/2019

Cotidiano em Questão: aluno atua como professor por um dia

O aluno Natan Missrie, do 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Higienópolis, durante a aula do componente Cotidiano em Questão – CoQuest, de Ciências da Natureza, vivenciou um dia como professor dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com a supervisão das professoras Rafaela Oliveira e Ana Carolina Han.

As professoras contaram que Natan sugeriu a atividade, que teve a proposta de proporcionar aos alunos do 7º ano um estudo investigativo sobre Iluminação por meio de um aplicativo da Google, o Science Journal. O aplicativo possibilitou a medição da intensidade luminosa de diferentes ambientes da escola. Com esse dado, os alunos refletiram sobre a quantidade ideal de luminosidade em cada ambiente, sobre a questão do aproveitamento da luz natural e sobre o consumo de energia.


O aluno Natan Missrie durante a atividade do componente Cotidiano em Questão

Com essa iniciativa, Natan demonstrou um profissionalismo que impressionou todos os professores! Segundo a professora Rafaela, além da linguagem apropriada para uma aula, o aluno soube enfatizar os pontos importantes da atividade e demonstrou clareza sobre os conceitos envolvidos. Além disso, no seu papel de professor, o aluno mostrou que tem um olhar atento sobre o desempenho dos alunos mais novos em meio ao desenvolvimento da atividade.

Esse tipo de proposta, que se enquadra na metodologia da sala de aula invertida, favorece alunos mais novos e mais velhos. “Para o aluno mais velho, essa é uma maneira dele assumir uma postura mais ativa com o conhecimento, trabalhando com o desenvolvimento das ideias, resiliência, organização, liderança e desenvolvimento de projetos. Já o aluno mais novo se sente motivado pela atividade ao ver seu colega conduzindo a aula. Essa relação de troca que se estabelece permite os alunos errarem, testarem e refletirem conjuntamente numa relação horizontal de aprendizagem mútua,” finalizou a professora Ana Carolina.