12/09/2016

Sistema finlandês de Ensino Superior

O seminário Faça o Ensino Superior na Finlândia contou com a presença de Riikka Vanhanen, coordenadora da Finnish Network for International Programmes (FINNIPS), uma rede de cooperação entre 17 universidades de ciências aplicadas. A palestrante falou sobre spectos gerais do país, como extensão, clima, geografia e perfil populacional, além da estrutura do sistema educacional.


Riikka Vanhanen, coordenadora do FINNIPS

O país apresenta alto índice de inovação, investe tecnologia e em práticas sustentáveis e oferece acesso à educação de qualidade. “A tecnologia e a inovação contrastam com um aspecto calmo da natureza e o país é moderno e tradicional ao mesmo tempo, valorizando suas tradições e sua história”, destacou Riikka Vanhanen.

A estrutura do sistema de educação, desde o ensino básico ao superior foi destacada pela palestrante. Na Finlândia, há dois tipos de instituições de ensino superior, as universidades e as universidades de ciências aplicadas. As diferenças entre os dois modelos foram explicadas, dentre elas o aprendizado na prática, por meio de projetos reais nas universidades de ciências aplicadas.

Sobre os programas, a coordenadora do FINNIPS destacou que há cerca de 400 opções, todas em Inglês, que vão desde alta tecnologia à artes, sendo que os valores são estabelecidos por cada universidade, podendo haver opções de bolsas de estudo. A questão da língua não é uma barreira, pois falando Inglês é possível fazer tudo do país. Porém, aprender um pouco de finlandês contribui para que os estrangeiros possam entender mais sobre a cultura do país.

Para orientar os interessados, Riikka Vanhanen destacou passos importantes e que precisam ser seguidos quando houver interesse de integrar o ensino superior: escolher o programa certo, verificar requisitos de entrada, entender como é feito o exame de aplicação, planejar as finanças, tirar o visto, buscar informações sobre acomodação estudantil e resolver os demais aspectos práticos.

Saiba mais:
O exame de aplicação para as universidades que integram o FINNIPS acontecerá em abril de 2017, no Colégio Rio Branco. Saiba mais sobre os programas.
Para saber mais sobre o ensino superior na Finlândia, clique aqui.


Agende uma visita

Entre em contato para agendarmos uma visita :-)

 
Enviar