Colégio Rio Branco

  • Matrículas
    • Agende uma visita
  • O Colégio
    • Quem somos
      • Unidades
    • Diferenciais
    • Projeto Pedagógico
    • Educação Internacional
    • Área de Estudos Internacionais
    • Cursos Livres
    • Novos alunos
      • Agende uma visita
  • Segmentos
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental - anos iniciais
    • Ensino Fundamental - anos finais
    • Ensino Médio
    • Período Integral com
      Currículo Internacional
  • Aluno & Família
    • Área Restrita
      • Responsável Pedagógico
      • Responsável Financeiro
    • Biblioteca
    • Material Escolar
    • Uniforme
    • Cursos Livres
    • App de comunicação
  • Acontece
    • Notícias
    • Blog do Rio Branco
    • CRB na Mídia
    • Revista Eletrônica
    • RBOnline
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Agende uma visita
    • Trabalhe Conosco
    • Assessoria de Imprensa

Pesquisar


Compartilhar no Whatsapp



25/09/2015

Projeto Humana Mente é apresentado no MAM

O Colégio Rio Branco e o Centro de Educação para Surdos Rio Branco, em mais uma ação transformadora, apresentaram, no dia 24 de setembro, o projeto Humana Mente no Museu de Arte Moderna (MAM), durante a V Semana Cultural Sinais na Arte.

O evento promove a cultura surda por meio de diversas ações na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Coordenado pelos professores Caio Mendes e Camila Vilar e pela intérprete, Lívia Vilas Boas, o projeto Humana Mente apresentou o resultado das reflexões feitas por alunos e professores sobre o período da Ditadura no Brasil. Foi apresentada uma série de 50 fotografias, uma para cada ano desde o Golpe de 1964, produzidas por alunos e professores do CRB e intérpretes do CES.


Caio Mendes, Camila Vilar e Livia Vilas Boas

A concepção do Humana Mente baseou-se em quatro pilares: colaboração, autenticidade, sensibilidade e acessibilidade. Como a mão é o principal instrumento para a Língua Brasileira de Sinais, ela serviu de ponto de partida para a idealização do projeto, que pensou nas diferentes configurações de mãos e nas diferentes imagens, ideias e sensações que elas podem representar.

Segundo os idealizadores do projeto, a língua de sinais traz uma riqueza de comunicação e expressão. “A exposição ajudou a dar mais visibilidade e acesso à cultura surda. Tudo que está nessa exposição ultrapassou nossas expectativas, o carinho é enorme por todos que nos ajudaram a chegar até aqui”, comentaram.

Desde 2005, o Colégio Rio Branco faz parte do Programa Escolas Parceiras do MAM por meio do Educativo MAM, que visa aproximar diversas escolas à instituição. Segundo a coordenadora do Educativo e de Acessibilidade do MAM, Daina Leyton, a parceria visa divulgar e comemorar as conquistas que levaram à melhoria das condições de vida e acesso à cultura do público surdo. “A Semana Cultural Sinais na Arte acontece durante a semana do Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, data em que a Comunidade Surda Brasileira relembra as conquistas que levaram à melhoria das condições de vida e reivindica direitos”, afirmou.


Público presente na exposição do Humana Mente

Notícias

  • 28/11/2025Ex-alunos e alunos apresentam musical “A Pequena Sereia”
  • 17/11/2025Colégio Rio Branco em imersão científica no Kennedy Space Center e na Embry-Riddle Aeronautical Univ
  • 14/11/2025Formação Aluno Tutor Kids para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Endereço
Unidade Higienópolis
Av. Higienópolis, 996
São Paulo - SP
Unidade Granja Vianna
Rod. Raposo Tavares, 7.200 (km24)
Cotia - SP

Escola Referência Google | PEA UNESCO

O Colégio

  • Quem somos
  • Unidades
  • Diferenciais
  • Projeto Pedagógico
  • Educação Internacional
  • Área de Estudos Internacionais

Segmentos

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental - anos iniciais
  • Ensino Fundamental - anos finais
  • Ensino Médio
  • Período Integral com Currículo Internacional

Aluno & Família

  • Biblioteca
  • Material Escolar
  • Uniforme
  • Cursos livres
  • App de Comunicação

Acontece

  • Notícias
  • CRB na Mídia
  • Revista Eletrônica
  • RBOnline

Fundação de Rotarianos de São Paulo
  • Colégio Rio Branco

  • Faculdades Integradas Rio Branco

  • Ensino a Distância Rio Branco

  • Centro Profissionalizante Rio Branco

  • Centro de Educação para Surdos Rio Branco

Colégio Rio Branco © 2022   |   Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org   |   Política de Privacidade