15/04/2015
Alunos estudam as células utilizando a criatividade
Os alunos do 8° anos do Ensino Fundamental do Colégio Rio Branco, Unidade Granja Vianna, durante as aulas de Ciências, realizaram a atividade “Células Comestíveis”, complementando os estudos feitos em sala de aula sobre o tema.Os estudantes aprenderam que a célula é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos e que existem dois tipos de células — eucariótica e procariótica — de acordo com a presença ou não de núcleo definido, respectivamente.
A atividade proposta teve como objetivo fazer com que os alunos colocassem em prática o que aprenderam nas aulas, usando a criatividade no momento da representação da célula.

As alunas durante a atividade
Durante a aula da professora Maria Thereza Jokl Souza Lima Abreu, os estudantes divididos em grupos, construíram uma célula, usando chocolates, granulados, confeti, leite condensado, marshmallow, gelatinas, geléias, açúcares, balas e outras gostosuras, podendo ser salgadas também, para representar as estruturas e funções da célula.
“Os alunos tinham que usar a imaginação, mas o importante é que eles conseguissem identificar e mostrar as correspondências estruturais e funcionais da célula eucariótica com a da célula comestível”, explicou a professora Maria Thereza.

Os grupos de alunos criando suas células